Buscar no Cruzeiro

Buscar

Voto em candidato indeferido gera dúvida entre eleitores

13 de Outubro de 2018 às 07:17

Voto em candidato indeferido gera dúvida entre eleitores Eleitor votou, mas não houve divulgação da contagem pelo Tribunal Regional Eleitoral. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (29/8/2018)

Quem tem alguma dúvida sobre o voto dado em candidatos nas eleições do último domingo deve formular uma petição de esclarecimentos na zona eleitoral onde é cadastrado. Foi esta a resposta dada pela Justiça Eleitoral em um caso de dúvida relatado semana passada.

O estudante Felipe Alegretti Maestrello, de 25 anos, aluno de filosofia da Universidade de Sorocaba (Uniso), disse que seu voto na candidata a deputada estadual Natália Pimenta, do Partido da Causa Operária (PCO), não foi computado. Ao analisar a apuração dos votos, ele constatou que Natália aparece sem nenhum voto. Eleitor cadastrado para votar na Escola Técnica (Etec) Rubens de Faria e Souza, ele não entende como sua candidata apresentou 0 voto durante as eleições do dia 7 de outubro. Também disse que conhece outros eleitores da candidata.

Felipe acredita que seu voto foi desconsiderado e observa que outros candidatos do mesmo partido estão na mesma situação. A candidatura de Natália Pimenta aparece como indeferida e com recurso no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que é quando a solicitação da candidatura não foi aceita porém o candidato recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Isso também ocorreu com alguns outros candidatos do PCO. No site, não aparece o motivo para o indeferimento da candidatura de Natália.

Mesmo os candidatos com esse recurso participam efetivamente do processo eleitoral. Os votos são registrados, porém só serão contabilizados se decisão do TRE for favorável à candidatura.

O chefe de cartório da Justiça Eleitoral em Sorocaba, João Lima, informou que desconhece a ocorrência citada pelo estudante e o orientou a oficializar a reclamação junto à zona eleitoral onde tem cadastrado o seu título de eleitor.