Buscar no Cruzeiro

Buscar

Votação escolhe nome de onça-pintada do zoo de Sorocaba

24 de Novembro de 2018 às 06:30

Votação escolhe nome de onça-pintada do zoo Campanha começa hoje e segue até quarta-feira. Votação é pela internet. Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS

A campanha para escolher o nome do macho de onça-pintada do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” começou neste sábado (24) e segue até quarta-feira (28). A votação será on-line mas quem estiver no zoo neste sábado (24), das 9h30 às 12h30, também poderá participar e votar. A urna estará em frente ao recinto das onças-pintadas.

São três opções de nome e todos possuem relação com a espécie são: Araquém (referência ao nome do fotógrafo da natureza Araquém Alcântara, que publicou em 2017 um livro com as fotos de onça-pintada que tirou durante mais de 30 anos de carreira); Jaguapitã (que significa “onça-pintada” no idioma tupi-guarani) e Panthera (parte do nome científico da espécie, que é Panthera onca).

As pessoas poderão escolher um nome para o macho de onça-pintada na página oficial do Zoo no Facebook ou através do site.

O nome mais votado será anunciado no dia 29, às 14h, em frente ao recinto das onças-pintadas. Na mesma data e horário, quem estiver no zoo também poderá acompanhar a entrega de um “presente” para as onças.

A onça-pintada é o maior felino das Américas e está ameaçada de extinção, principalmente por conta do desmatamento das florestas onde vive.

O Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros está localizado na rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. Mais informações pelo telefone (15) 3227.5454.

Exposição traz tamanduás do Brasil

A partir deste sábado (24), quem for ao Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” poderá conferir uma exposição com exemplares taxidermizados (empalhados) dos três tipos de tamanduá que vivem no Brasil: o tamanduá-bandeira, o tamanduá-mirim e o tamanduaí, que é o menor de todos.

Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), a atividade de Educação Ambiental tem como objetivo comemorar o Dia Mundial do Tamanduá (29 de novembro). Além disso, o ano de 2018 foi escolhido como o Ano do Tamanduá pela Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB).

Em todo o mundo existem quatro espécies de tamanduás, sendo que três deles vivem no Brasil: o tamanduá-bandeira, o tamanduá-mirim e o tamanduaí, que é o menor de todos. Infelizmente, tanto o tamanduá-bandeira quanto o tamanduaí, estão ameaçados de extinção devido ao desmatamento.

A exposição permanecerá no zoo até a próxima quinta-feira (29). Os visitantes poderão ver de perto os exemplares empalhados e também tirar dúvidas e matar curiosidades sobre os tamanduás. (Secom Sorocaba)