Buscar no Cruzeiro

Buscar

Voluntários limpam praça para a 10ª Festa Japonesa

22 de Julho de 2018 às 13:47

Acontece no próximo fim de semana a 10ª Festa da Colônia Japonesa de Sorocaba, na praça Kasato Maru, no bairro Campolim, e ontem voluntários faziam a limpeza para preparar o local para o evento. Para esta edição, considerada especial por celebrar os 110 anos de imigração japonesa no Brasil e também uma década da construção da praça (cuja denominação remete ao primeiro navio a trazer os imigrantes para o Brasil), o evento terá algumas novidades, como ampliação do espaço para colocação das barracas e também mais itens no cardápio temático. A festa é organizada pela União Cultural e Esportiva Nipo-brasileira de Sorocaba (Ucens).

De acordo com o presidente da Ucens, Roberto Matsushima, que ontem esteve na praça com outros japoneses para fazer a limpeza do espaço, a festa contará com enfeites novos vindos do Japão, e que serão colocados entre as avenidas Washington Luiz e Antonio Carlos Cômitre. Ele também garante novidades na parte gastronômica, como o karaguê, que é feito com frango frito e temperos típicos japoneses, entre os quais o gengibre. As barracas das 12 entidades participantes da festa, que antes se concentravam apenas na rua Pedro de Oliveira Neto, ocuparão também a rua Francisco Tertuliano Lopes, e um estacionamento ao lado do prédio da Justiça Federal será também coordenado pelos organizadores. Mas vale frisar que, além das comidas, quem for ao evento assistirá também a apresentações artísticas, que no sábado começam às 13h e no domingo ao meio-dia. Em ambos os dias, o evento se encerra às 22h, embora na prática o atendimento se estenda um pouco além.

Também como forma de comemorar os 110 anos da imigração japonesa e a criação da praça para cultivar a memória oriental, o presidente da Ucens comentou já terem sido plantadas 110 cerejeiras, e que ainda ontem seriam plantadas mais dez mudas.