Covid-19 Sorocaba e Região

Volta às aulas na rede estadual vai mudar por conta da fase vermelha

A região de Sorocaba está na fase vermelha a partir desta segunda-feira (25)
Retorno dos alunos foi remarcado para dia 8; presença será opcional nas fases vermelha e laranja. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (29/11/2020)

Por conta da atualização do Plano São Paulo, o governo estadual também anunciou ontem (22) mudanças em relação à volta às aulas na rede estadual de ensino. O retorno dos alunos, que está previsto para o 1º de fevereiro mudou para dia 8, e a presença dos estudantes nas aulas passa a ser opcional nas fases vermelha e laranja do Plano São Paulo. A região de Sorocaba está na fase vermelha a partir de segunda-feira (25).

Segundo o governo estadual, as mudanças ocorrem por determinação do Centro de Contingência do Coronavírus. As medidas também alteram o previsto na deliberação do Conselho Estadual da Educação, homologada nesta semana, sobre a obrigatoriedade de que pelo menos um terço das aulas deveriam ser cursadas em formato presencial. Agora, esta obrigatoriedade se aplica apenas às fases amarela e verde.

Leia mais  Saúde autoriza recursos para leitos de UTI Covid na região de Sorocaba

“Educação continua sendo prioridade e atividade essencial. Nossas escolas estarão abertas para dar todas as informações às famílias a partir de 1º de fevereiro. E com aulas para nossos estudantes da rede estadual a partir de 8 de fevereiro. Já as redes municipais e privadas podem manter seus calendários”, destacou o secretário de Educação do Estado, Rossieli Soares.

Novas orientações poderão ser expedidas pelo Conselho Estadual da Educação, a depender da evolução da pandemia, bem como de outras medidas que venham a ser adotadas pelas autoridades da Saúde ou do governo estadual.

Formação e acolhimento

O retorno das aulas na rede estadual ocorre a partir do dia 8 de fevereiro. A primeira semana de atividades presenciais será voltada ao acolhimento dos alunos, à prática dos protocolos no ambiente escolar e ao aprendizado do uso das ferramentas tecnológicas.

Leia mais  Prefeitura retoma mutirão de castração de cães e gatos

Nas duas primeiras semanas, as escolas da rede estadual receberão até 35% de sua capacidade de alunos por dia. Após esse período, se uma região estiver na fase vermelha ou laranja do Plano São Paulo, as escolas poderão receber diariamente até 35% dos alunos matriculados.

Na fase amarela, elas ficam autorizadas a atender até 70% dos estudantes; e na fase verde, até 100%. Os protocolos sanitários devem ser cumpridos em todas as fases. (Ana Cláudia Martins)

Comentários