Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vila Formosa tem Folia de Reis neste sábado (4)

04 de Janeiro de 2020 às 00:01

Vila Formosa tem Folia de Reis hoje Grupo caminhará pelo bairro entoando preces e canções. Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (6/1/2018)

Com violas, violões, caixas, pandeiros e afoxés, sob as insígnias dos três Reis Magos e a proteção de São José e Nossa Senhora, a Companhia de Santos Reis de Vila Formosa -- Grupo de Folia de Reis, realiza neste sábado (4) mais uma caminhada. É o 25º ano que o grupo liderado pelo casal Eva e José Coppi, de 68 anos e 74 anos, respectivamente, sai às ruas de Sorocaba para levar a oração, em forma de música, pelo nascimento de Jesus.

A saída será às 8h, do Centro Comunitário da Vila Formosa, com retorno para o mesmo local às 16h. Durante o dia, os 18 integrantes do grupo visitam residências, levando a Bandeira de Santo Reis, suas preces e suas canções para os moradores -- os quais devem ter uma imagem do Menino Jesus na manjedoura ou um presépio. Os versos são de improviso. Às 18h, a Companhia participa de missa na igreja São José.

Formado por migrantes paranaenses, mineiros e nordestinos, o grupo tem o propósito de manter viva uma história que, no caso de José Coppi, remonta a 1965, quando ainda vivia em Cascavel, no Paraná. Em cada cidade que passou, até chegar em Sorocaba, no final dos anos 1980, José reuniu companheiros para as andanças que representa o trajeto dos Reis Magos com destino a Belém, ao encontro do Menino Jesus. “É importante não deixar essa história terminar e nos preocupamos em transmiti-la de geração para geração. Torço para que os jovens possam dar andamento ao nosso trabalho”, diz.

Em 26 de janeiro a Companhia vai para um encontro de “reiseiros” em Batatais. “Nós levamos a palavra do cristianismo onde vamos, todos muito contentes e felizes. Nossa bandeira na rua espalha a bênção do menino Jesus. Sem ela na nossa frente nós não somos nada”, resume. A bandeireira, que carrega o estandarte -- de cor verde, enfeitada com fitas coloridas e com a imagem dos Três Reis Magos e de Nossa Senhora com São José -- é a esposa, Eva. A Folia de Reis é comemorada de modo particular em cada região do Brasil, adotando diferentes formas e expressões locais na música, na dança e nas orações. Em Sorocaba, conforme os historiadores, a tradição foi iniciada pelo grupo de Coppi.

Dia de Reis

O Dia de Reis é comemorado no dia 6 de janeiro -- data em que, conforme a fé cristã-católica, os três Reis Magos (Gaspar, Melchior -- ou Belchior -- e Baltazar) chegaram à manjedoura de Jesus após terem sido guiados pela Estrela de Belém. Conforme a Bíblia Sagrada, na noite de 24 de dezembro, eles teriam sido avisados em sonho do nascimento do Messias, iniciando suas jornadas. Ao chegarem, ofereceram ao menino, como presente, ouro, incenso e mirra, que simbolizavam a realeza, a divindade e a imortalidade. Neste ano, a data cai na próxima segunda-feira. (Eric Mantuan)