Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vila dos Velhinhos faz novos exames em residentes e funcionários

10 de Julho de 2020 às 15:20

Sede da Vila dos Velhinhos, em Sorocaba Sede da Vila dos Velhinhos, em Sorocaba. Crédito da foto: Divulgação

Dando prosseguimento ao trabalho de atenção aos idosos, a Vila dos Velhinhos, entidade mantida pela Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), organizou, na última semana, uma segunda bateria de exames para detecção do novo coronavírus em residentes e funcionários daquela entidade. Ao todo, foram realizados 126 testes laboratoriais na instituição. De acordo com informações da entidade, foram submetidos aos testes os 82 residentes. A lista também incluiu os 44 funcionários que trabalham no local.

Em junho deste ano, a Vigilância Sanitária, por meio da Secretaria de Saúde (SES), havia realizado uma primeira leva de testes na instituição. Um mês antes, a Vigilância tinha feito uma vistoria e elogiado as ações preventivas, uma vez que estavam dentro das normas e diretrizes. À época, dois residentes e três profissionais da enfermagem apresentaram exames com resultado positivo. Apesar de não apresentar sintomas, o grupo foi colocado em isolamento.

Nesta segunda análise, realizada em parceria com um laboratório particular, a Vila dos Velhinhos constatou a existência de 20 residentes infectados. Todos assintomáticos, ou seja, quando o vírus Sars-Cov-2 não se manifesta no organismo. Outros 23 idosos receberam confirmação do vírus já na fase final, todos também sem nenhuma manifestação de sintomas.

Chegada do inverno

O presidente da Vila dos Velhinhos, Silvio Cariani, explica que a diretoria da instituição decidiu realizar a nova leva de testes por conta da chegada do inverno, período conhecido por trazer sintomas de gripe na população mais velha. Em seguida, acabou se surpreendendo com os casos confirmados. “Ontem (9), na parte da noite, nós recebemos os resultados e para nossa surpresa temos 20 residentes com o vírus ativo e 23 já na fase final. Sem apresentarem os sintomas. Já tomamos todas as medidas necessárias e isolamos estes 20 residentes em um local específico”, relatou. “Nós seguimos todos os protocolos e mesmo assim fomos surpreendidos. Se não tivéssemos feito esse segundo pedido ninguém saberia”, completou.

Cariani conta que a testagem em massa só foi possível por conta de uma negociação com um laboratório particular. Diante dos casos assintomáticos, a instituição decidiu intensificar os protocolos de prevenção à doença.

Desde a chegada do novo coronavírus em Sorocaba, a entidade suspendeu visitas aos internos, limitou a entrada a funcionários e prestadores de serviços. “Desde março estamos adotando todos os padrões de segurança e higiene. Enfermeiros utilizando os equipamentos de segurança, juntamente com os funcionários. São feitas desinfecções diárias na Vila, em todos os ambientes por três ocasiões”, garantiu o presidente.

[irp posts="269822" ]

 

Os 20 residentes com confirmação do novo coronavírus seguem recebendo atendimento em uma ala específica da entidade dedicada ao isolamento social. Ainda segundo a diretoria da Vila dos Velhinhos, uma equipe multidisciplinar com médico e enfermeiros presta assistência 24 horas aos atendidos, monitorando o estado de saúde de cada um deles. A Vigilância Epidemiológica de Sorocaba foi notificada para realizar o monitoramento sobre os casos. (Da Redação)