Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vigilância aplica multa na Policlínica Municipal de Sorocaba

19 de Janeiro de 2021 às 00:52
Marcel Scinocca [email protected]

Motivo da penalidade seriam as condições estruturais do prédio histórico. Crédito da foto: Fernando Rezende (18/1/2021)

A Policlínica Municipal foi multada pela Vigilância Sanitária da própria Prefeitura de Sorocaba. O fato teria ocorrido pelas condições estruturais do prédio. A informação foi confirmada pelo secretário de Saúde de Sorocaba, o médico Vinícius Rodrigues, na sexta-feira (15).

A declaração de Rodrigues ocorreu durante reunião com funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), quando a Policlínica foi sugerida como local para atendimento de retaguarda para pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19.

“A Policlínica? No dia que a Vigilância foi fazer visita técnica para saber se poderia fazer ‘Covid’, ela multou”, afirmou o secretário, argumentando que o local não poderia ter o atendimento de retaguarda. Naquele momento, o que se discutia é que a atual base Samu poderia ser essa retaguarda, o que foi descartado.

Mais tarde, ao Cruzeiro do Sul, Vinícius Rodrigues complementou sobre a situação e falou sobre os motivos da multa, “A Policlínica tem dois problemas para ser a nossa retaguarda. O primeiro problema é que o prédio é tombado. Pelo fato de o prédio ser tombado, como patrimônio histórico, eu tenho um limitador para mexer no prédio. Não posso mexer em uma porta, em uma janela, quebrar uma parede”, argumenta.

“O segundo problema da Policlínica é que ela precisa passar urgente por melhorias estruturais. Quando a Vigilância esteve lá, identificou [a necessidade] essas melhorias estruturais. Isso, inclusive, está no nosso planejamento desse ano. É uma das nossas metas achar uma solução para a Policlínica, que tem problemas estruturais”, enfatizou. O valor da multa não revelado.

Sobre o prédio a Policlínica

O prédio fica na avenida Roberto Simonsen, em Santa Rosália. Foi construído em 1943. Já foi chamado de Hospital São Severino, quando contava com 80 leitos e servia para tratar dos operários e familiares da antiga fábrica de tecelagem Santa Rosália. O processo de tombamento do prédio foi iniciado em 1998. Entretanto, o procedimento só foi concluído em 2011.

A Policlínica Municipal de Especialidades Edward Maluf foi fundada em 19 de março de 1999. Até 2018, o local atendia 36 especialidades médicas. À época, a média do número de consultas mensais era de 13 mil. Ainda na ocasião, 16 tipos de exames eram feitos no local. A unidade de saúde atende encaminhamentos das 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Em 2018, o local chegou a ser interditado após parte teto cair.

Uma reforma chegou a ser cogitada, mas foi cancelada após ter sido iniciado na cidade o processo de gestão compartilhada na saúde. Porém, o processo de gestão com entidades do local também não progrediu. (Marcel Scinocca)