Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vigas do novo viaduto são içadas

15 de Dezembro de 2020 às 00:01

Vigas do novo viaduto são içadas Por conta do içamento das vigas, haverá bloqueios parciais e totais de ruas próximas. Crédito da foto: Divulgação / Secom Sorocaba

As obras do novo viaduto na avenida José Joaquim de Lacerda, na zona norte, entraram numa nova fase desde ontem (14), com o içamento das vigas transversais que darão sustentação à nova via suspensa. Esse trabalho deve se estender ao longo de toda esta semana e será executado por etapas. As vigas de concreto serão içadas por guindastes sendo colocadas apoiadas sobre os pilares construídos no local. A partir do aterro armado, que é a rampa de acesso, os pilares suportarão vigas de 15 metros cada. Já nos vãos elevados serão colocadas vigas de 30 metros de comprimento.

As vigas de 15 metros pesam 35 toneladas cada e as de 30 metros têm seu peso estimado em 55 toneladas. Os guindastes que serão usados para o içamento das vigas têm capacidade de carga de 250 toneladas. Por conta disso, haverá bloqueios parciais e totais de ruas próximas, conforme o cronograma da construtora responsável pela obra e fiscalizado pela Prefeitura de Sorocaba, com apoio da Urbes Trânsito e Transportes e da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Serpo).

Melhoria no trânsito

A implantação do viaduto, projetado para proporcionar a ligação direta entre as avenidas Ipanema e J.J. Lacerda vai reduzir em até 60% o volume de veículos na interseção, que hoje é disciplinado por semáforos. Com o viaduto pronto haverá maior fluidez do trânsito naquela região.

A obra do viaduto faz parte do complexo viário Franco Montoro, que faz rede com o eixo Norte/Sul do sistema BRT Sorocaba, região que registra a circulação de mais de 80% das linhas do transporte coletivo da cidade. Por ali passam mais de 2,8 mil veículos por hora. Está orçada em mais de R$ 10 milhões, com financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina, anteriormente, Corporação Andina de Fomento (CAF). A previsão de término da construção do viaduto da avenida J.J. Lacerda é março de 2021. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)