Sorocaba e Região

Vereadores discutem problemas na Saúde em Sorocaba

Denúncias são de falta de remédios e profissionais de limpeza em UBSs e quarteirização em UPH
Vereadores discutem problemas na Saúde
Falta de limpeza em UBSs e PAs foi uma das questões apontadas na sessão da Câmara. Crédito da foto: Divulgação

Durante a sessão ordinária da Câmara desta quinta-feira (4), três problemas relacionados à saúde de Sorocaba foram temas de explanações dos vereadores. Vitão do Cachorrão (MDB) apresentou um requerimento com questionamentos sobre a falta de medicamentos em Unidades Básicas de Saúde da cidade.

Leia mais  Conferência discute futuro da saúde em Sorocaba

 

Já o vereador Fernando Dini (MDB), presidente da Casa, destacou que está investigando denúncias sobre a possível quarteirização na gestão compartilhada em pelo menos uma Unidade Pré-Hospitalar (UPH). Outro questionamento foi referente a problemas relacionados a falta de profissionais de limpeza em unidades de saúde — UBS e PA– em função do término de um contrato.

Sobre os medicamentos, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Saúde (SES), afirmou que, atualmente e de forma momentânea, alguns medicamentos estão indisponíveis nas unidades de saúde devido ao trâmite licitatório. “Porém, os respectivos processos estão em fase de conclusão, sendo que a situação será normalizada em curto prazo”, afirma. Sobre a questão da UPH, a SES informou que desconhece informações sobre o assunto e que até ontem não havia sido notificada oficialmente sobre o tema”.

Com relação à questão da limpeza, a SES declarou que o contrato com a empresa de limpeza dos Prontos Atendimentos (PAs) Laranjeiras, Brigadeiro Tobias e São Guilherme venceu no dia 21 de março. “Para resolver esta demanda o mais breve possível, um processo de aditamento de um contrato já existente de limpeza das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) está em andamento. Vale ressaltar que há funcionários da limpeza atuando nessas três unidades das 6h às 22h”, diz. (Marcel Scinocca)

Comentários