Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vereadores criam comissão para investigar 'garimpo' em Sorocaba

21 de Agosto de 2018 às 11:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Pessoas passam o dia cavando a terra em busca de materiais a base de chumbo. Crédito da foto: Fábio Rogério

Os vereadores de Sorocaba aprovaram na manhã desta terça-feira (21) a abertura de uma Comissão Especial de Investigação (CEI) para apurar uma série de denúncias e crimes ambientais que estão ocorrendo há meses em uma imensa área abandonada da empresa Saturnia, que funcionava na cidade.

A abertura da CEI foi aprovada em plenário pelos vereadores e o assunto dominou a abertura da sessão da Câmara nesta manhã. A denúncia da prática de garimpo no terreno veio a público no último domingo (19) após a veiculação de uma matéria no programa Fantástico, da Rede Globo, que mostrou o drama de pessoas que estão correndo risco de morte e problemas de saúde por conta do perigo da contaminação por chumbo e outras substâncias tóxicas. As pessoas passam o dia no local cavando a terra em busca de materiais a base de chumbo, que são vendidos em comércios do tipo ferro velho da cidade.

No período da tarde, os vereadores que fazem parte da Comissão de Meio Ambiente da Câmara irão se reunir para definir quem irá presidir a CEI, e quem será o relator, além dos demais membros.

O vereador João Donizeti (PSDB), que preside a comissão, disse que vem denunciando o caso da Saturnia desde março deste ano e que as autoridades municipais e estatuais foram omissas, além da responsabilidade da própria empresa. “Há um conjunto de crimes ambientes no local e agora fomos surpreendidos por mais essa denúncia do garimpo irregular e perigoso”, disse.

Galeria

Confira a galeria de fotos