Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vereador propõe CPI para investigar compra de livros

17 de Fevereiro de 2021 às 01:01

Crédito da foto: Fernando Rezende (19/1/2021)

O vereador Vinícius Aith (PRTB) protocolou nesta terça-feira (16) no Legislativo sorocabano um requerimento para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

A finalidade de investigar a compra de livros paradidáticos, sem licitação, pela antiga administração municipal, num custo de mais de R$ 29 milhões.

Aith conseguiu as assinaturas necessárias para o documento, que deverá ser aprovado ainda esta semana, quando a comissão poderá ser composta e então traçar um plano de ação para as reuniões, oitivas de funcionários e, inclusive de pessoas que estavam na Prefeitura na época da compra dos livros.

O caso foi amplamente divulgado em janeiro deste ano. Houve suspeita de que o conteúdo seria inadequado para a faixa etária para qual ele se destinava. O material estava na Arena Multiúso e foi removido para um local “secreto”.

O caso é investigado pela Corregedoria-Geral do Município. A administração anterior sempre negou irregularidades na ação.

CEI em Votorantim

Na Câmara de Votorantim, o vereador Ita (Cidadania) protocolou o pedido de abertura de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) com o objetivo de apurar as denúncias de irregularidades na vacinação de Guardas Municipais (GCM) contra a Covid-19.

Assinaram o documento, além de Ita, mais três vereadores: Pastor Lilo (Democratas), Luciano Silva (Democratas) e Rogério Lima (Progressistas). O presidente da Câmara, vereador Zelão (PT), recebeu o ofício e afirmou que irá dar andamento à solicitação para que todos os esclarecimentos sejam feitos à população.

Descendo as barrancas...

O secretário de Meio Ambiente de Sorocaba, Antonio Prieto Neto, foi até o bairro Campolim ontem para verificar a situação de possível contaminação em um lago do local, que, a propósito tem sido recorrente.

Ele havia saído de uma reunião quando ficou sabendo e chegou ao ponto denunciado até mesmo antes que a equipe técnica da Sema chegasse. Para verificar o que poderia ter provocado as manchas, Neto desceu pelo barranco e pulou em um “banco de areia” na beirada do lago para ficar mais perto da água.

Ele também se enfiou no meio das pedras para chegar a uma tubulação escondida no barranco. Quem presenciou a situação afirma que, mesmo com receio de cair e com sapato social, o titular da Sema demonstrou certa habilidade nas manobras.

Mais três meses

A Divisão de Administração de Convênios da Secretaria de Saúde de Sorocaba publicou ontem o extrato de termo de prorrogação de contrato de gestão celebrado entre a Prefeitura e o Instituto Diretrizes. O contrato tem como objeto o gerenciamento, a operacionalização das ações e execução de serviços de saúde na Unidade Pré-Hospitalar da zona leste. O prazo é de três meses, a partir de janeiro deste ano. O valor é de R$ 6.954.183,72.

Prestação de contas

As Prefeituras paulistas fiscalizadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) têm até o dia 31 de março para encaminhar a prestação de contas referente ao ano fiscal de 2020. A data-limite para remessa anual do balanço está prevista em lei e também está disposta no calendário de obrigações da Corte para o exercício de 2021.