Buscar no Cruzeiro

Buscar

Verão começa nesta sexta com temperaturas médias de 32ºC

20 de Dezembro de 2018 às 06:30

Verão começa amanhã e as temperaturas médias podem chegar a 32ºC, prevê Inmet Segundo o Inmet, o verão terá umidade alta, pancadas de chuva, quedas de granizo e rajadas de vento, normais para o período. Crédito da foto: Fábio Rogério

A primavera chega ao fim nesta quinta-feira (20) com cara de verão, mas a estação registrou temperaturas amenas em sua maior parte em Sorocaba, segundo avaliação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em setembro, oscilou entre 15ºC e 27ºC; em outubro, entre 17ºC e 28ºC, e em novembro, entre 18ºC e 29ºC. “Esfriou um pouco mais por entradas de massa de ar frio, que atuaram com mais intensidade este ano, além do resfriamento causado pelas chuvas”, descreveu a meteorologista Neide Oliveira, do Inmet. As chuvas na primavera ficaram acima da média. Foram de 80 milímetros (mm), em setembro, 135 mm, em outubro, e 143 mm em novembro.

O verão começa nesta sexta-feira (21), às 20h22, e termina no dia 20 de março de 2019 às 18h57. É a estação do uso do guarda-chuva, dos cuidados com a hidratação do corpo com a ingestão de água e das preocupações com inundações em regiões baixas e áreas de riscos nas cidades. Desta vez, não será diferente. O Inmet prevê um verão marcado por altas temperaturas, na faixa de 32ºC de média máxima, e chuvas que deverão registrar índices pluviométricos de 150 a 250 milímetros (mm) a cada mês durante o período.

A meteorologista Neide disse que o tempo com chuvas e temperaturas elevadas é normal para a estação do verão. Essas características também incluem umidade alta, pancadas de chuva, quedas de granizo, rajadas de vento. “Tudo isso é normal para essa época”. De acordo com a meteorologista, também haverá momentos em que a média máxima de temperaturas, na faixa de 32ºC, será superada por picos que irão de 33ºC até 36ºC. Se for considerada uma média de temperaturas, ela é fixada em 27ºC, segundo as previsões do Inmet. A média mínima é projetada em 18ºC

Chuvas

As chuvas em Sorocaba devem ficar numa média de 200mm ao mês, numa variação entre mínima e máxima que vai de 150 a 250mm. Por exemplo, explicou Neide, tomando por base essas projeções, um eventual volume de chuvas da ordem de 300mm ao mês significará que no referido período choveu acima da média.

Para comparação, tomando como referência o verão passado, em dezembro de 2017 choveu em Sorocaba 204mm, um pouco acima da média. Em janeiro deste ano foram computados 180mm, abaixo da média, e em fevereiro não choveu quase nada em termos de registros, apenas 9mm. Já em março o volume de chuva em Sorocaba foi de 200mm, ante a média de 130mm para o mês.

El Niño

O fenômeno El Nino também poderá exercer influência no clima durante o verão. O Inmet informa que o aquecimento da Temperatura da Superfície do Mar (TSM) no oceano Pacífico Equatorial teve início no final de junho. Ou seja, a porção mais central do Pacífico esteve mais quente nos últimos meses, em relação à parte mais próxima da América do Sul. Mas durante as primeiras semanas de novembro houve uma expansão de águas mais quentes em toda faixa equatorial do Pacífico, indicando o estabelecimento do fenômeno El Niño.