Buscar no Cruzeiro

Buscar

Velórios de Sorocaba mudam rotina e terão limite de 10 pessoas por sala

23 de Março de 2020 às 15:37

Velórios de Sorocaba mudam rotina e terão limite de 10 pessoas por sala Arranjo de flores em cemitério. Crédito da foto: Pxhere

As duas empresas funerárias de Sorocaba restringiram para dez o número máximo de pessoas que podem permanecer nas salas de velório da cidade. Também limitaram o tempo total da cerimônia de última despedida para duas horas.

As medidas foram tomadas pela Ossel e Ofebas, após uma reunião na última sexta-feira (20) com representantes da Vigilância Sanitária e da Secretaria de Saúde. O objetivo é minimizar os riscos de contágio pelo novo coronavírus. O setor espera que um decreto da prefeita Jaqueline Coutinho, formalizando as regras definidas em ata da reunião, seja publicado no jornal Município de Sorocaba desta segunda-feira (23).

Com base no que foi acordado na reunião, a Ossel afirma que as restrições começaram a valer no último sábado (21) em todas as suas unidades. Já a Ofebas informou que as medidas seriam implantadas a partir desta segunda-feira (23), independentemente de decreto municipal.

Segundo Gleice Leitão de Oliveira Calvilho, coordenadora comercial da Ofebas, o número máximo é de dez pessoas em cada sala de velório. Não é permitido haver revezamento. O controle de acesso será feito por meio de pulseira de identificação.

Espaço de velório situado dentro do cemitério Pax, no bairro Árvore Grande, o Espaço Pax também adotou o período máximo de 2 horas. Além disso, restringiu a dez o número máximo de pessoas por sala de velório.

O cemitério Pax está fechado para visitação. O horário de sepultamento foi reduzido para ocorrer entre 10 horas e 17 horas.

Fechamento de cemitérios

Na última quinta-feira (19), a Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) publicou uma normativa que determinou o fechamento para visitação dos quatro cemitérios municipais. A lista inclui o Santo Antônio, Consolação, Saudade e Aparecidinha.

Com isso, os cemitérios municipais funcionam apenas nos horários de sepultamento, que deve ser realizado entre 9 horas e 15h30. As exumações também foram suspensas, por prazo indeterminado.

Sepultamento sem velório

Os corpos de pessoas mortas com suspeita de coronavírus já estão sendo sepultados sem velório em Sorocaba. A medida tem sido tomada desde sexta-feira (20) após um acordo entre Prefeitura e empresas funerárias da cidade.

Oficialmente, as funerárias realizaram esse procedimento com duas pessoas. Na Ofebas, o corpo de um homem de 48 anos foi sepultado domingo (22), às 15h30, no cemitério Santo Antonio. Não houve velório.

[irp posts="230869" ]

 

Na Ossel, desde o acordo, houve cinco sepultamentos sem velório. Mas, segundo uma funcionária, apenas uma pessoa enquadra-se como morte suspeita de coronavírus. Trata-se de um homem de 83 anos, falecido domingo (22) em Sorocaba. (Felipe Shikama)