Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vans escolares têm até dia 26 para vistoria do Detran

17 de Julho de 2019 às 22:00

Vans escolares têm até dia 26 para vistoria Inspeção é obrigatória para continuar prestando o serviço. Crédito da foto: Luiz Setti / Arquivo JCS (15/6/2012)

Os 639 veículos que fazem o transporte escolar fretado por estudantes precisam ser aprovados em vistorias até o próximo dia 26, para continuar prestando o serviço no segundo semestre deste ano. As vistorias tiveram início no dia 15 e são feitas pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran/SP), na avenida 15 de Agosto, 4.800, no Jardim Leocádia.

[irp posts="38378" ]

 

Na sequência, os responsáveis pelos veículos devem levar o laudo emitido pelo Detran na Urbes -- Trânsito e Transportes para a retirada do Selo Autorizador, que é diferente do selo do semestre anterior, adotando agora a cor vermelha. Todos os itens de segurança exigidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) são averiguados durante a vistoria no Detran, como a pintura da faixa lateral amarela com inscrição em preto, o tacógrafo (marcador de velocidade) e os cintos de segurança em número igual ao da lotação total permitida, além do extintor de incêndio. Existe, ainda, a preocupação com o meio ambiente e poluição causada pelos veículos.

Segundo o Detran, caso o condutor não renove seu cartão de vistoria no tempo estipulado, a renovação só poderá ser feita no início de 2020 e durante esse período é revogado o alvará de circulação do veículo. Após a vistoria o condutor escolar deverá apresentar os originais e cópias do Cartão de Vistoria emitidos pelo Detran contendo o carimbo do segundo semestre, juntamente ao Relatório de Medição de Opacidade (laudo da fumaça) na unidade da Urbes situada na rua Chile, 401, bairro Barcelona.

O secretário de Mobilidade e Acessibilidade e presidente da Urbes Trânsito e Transportes, Luiz Alberto Fioravante, ressalta que tanto a Urbes como a Polícia Militar e a Guarda Municipal averiguam no trânsito o selo nos veículos que fazem o transporte escolar. “Trabalhamos para elevar cada vez mais a segurança e a exemplo de todos os demais condutores, os responsáveis pelo transporte dos estudantes devem estar com as obrigações em dia”, enfatiza o secretário Fioravante. (Da Redação)