Sorocaba e Região

Vagões de passageiros retornam para Sorocaba

Os antigos carros da Sorocabana estavam sendo usados pela Vale
Vagões de passageiros retornam para Sorocaba
Os vagões de passageiros do antigo trem Superluxo chegam sábado na cidade. Crédito da foto: Divulgação

Quatro vagões de passageiros que estavam em Cariacica, no Espírito Santo, devem chegar no próximo sábado a Sorocaba. Os veículos da Material Ferroviário S/A, mais conhecida como Mafersa, da série 800 foram doados pela empresa Vale à Sorocabana – Movimento de Preservação Ferroviária e à Associação de Preservação da Memória Ferroviária (APMF) e estão sendo trazidos a Sorocaba em carretas que partiram da cidade capixaba na última sexta-feira (30).

Dos quatro vagões, dois estão em condições de uso e vão ampliar em a capacidade de passageiros do projeto de trem turístico Sorocaba-Votorantim. Os outros dois vagões ficarão garageados em Sorocaba, na estação Paula Souza, e serão reformados com mão de obra dos próprios membros das associações contempladas com a doação e usadas futuramente em outros projetos turísticos-culturais.

A operação logística para o transporte dos quatro vagões, que têm restrições de tráfego em virtude do peso e do entre-eixo das carretas, começou há duas semanas e envolveu aproximadamente 15 pessoas, entre membros funcionários da Vale, membros das associações e da empresa de transporte. O gerente de projetos do Movimento de Preservação Ferroviária, Paulo Sérgio Vieira Filho, acompanhado de mais três membros da associação, esteve em Cariacica no último dia 25 e participou da preparação dos veículos até a manobra para o local do carregamento.

Leia mais  Homem é preso em flagrante durante tentativa de furto no CEI-52
Vagões de passageiros retornam para Sorocaba
Os carros foram doados pela Vale que também pagou o transporte até Sorocaba. Crédito da foto: Divulgação

O trajeto de 1 mil quilômetros percorrido pelos vagões, sob carretas de 100 metros de comprimento, é o oposto do realizado em 2002, ano em que os quatro veículos originários do trem Superluxo, da antiga Estrada de Ferro Sorocabana (EFS), foram vendidos pela Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA) à Vale, para que esta os recuperasse para o trem de passageiros entre Belo Horizonte (MG) a Vitória (ES), onde circularam até 2014, quando a frota da companhia foi renovada.

Na ida, o transporte entre a estação Presidente Altino, em Osasco, e Sorocaba, até Minas Gerais deu-se por via ferroviária, pelas empresas Ferroban e Ferrovia Centro-Atlântica / Estrada de Ferro Vitória a Minas (FCA/EFVM). Além da doação do material rodante, a Vale está patrocinando o transporte dos bens por via rodoviária até Sorocaba.

De acordo com o presidente da associação, Eric Mantuan, a parceria e iniciativa são inéditas na preservação ferroviária e são resultado de negociações iniciadas em 2017.

Os vagões Mafersa série 800 foram comprados em 1964 pela EFS e serviram ao trem de longo percurso que operou na região até 2001, quando foram arrematados em leilão e levados para a linha entre Belo Horizonte e Vitória. (Felipe Shikama)

Comentários