Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vacinas contra a gripe esgotam em Votorantim

24 de Março de 2020 às 11:33
Ana Claudia Martins [email protected]

Aviso sobre a falta de vacinas foi fixado na UBS do Rio Acima. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (24/3/2020)

As doses da vacina contra a gripe disponibilizadas pela Secretaria da Saúde (Sesa) para a campanha de vacinação nesta terça-feira (24), em Votorantim, praticamente já acabaram em quase todos os locais ainda nesta manhã.

Questionada, a Prefeitura de Votorantim afirma que nas unidades as doses foram acabando gradativamente de acordo com a procura. “A previsão é de que até a hora do almoço, o estoque tenha zerado em todas as unidades”, diz o município.

Antes das 10h, dos 15 locais de vacinação, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Rio Acima, que fica na avenida Octávio Augusto Rangel, no bairro Rio Acima, pessoas que foram a unidade em busca das doses já não encontraram.

[irp posts="231105" ]

 

De acordo com a Vigilância Epidemiológica (VE), o município recebeu o primeiro lote de vacina, com 4 mil doses na sexta-feira da semana passada, sendo que a maioria delas foram aplicadas nesta segunda-feira (23), primeiro dia da campanha.

A Sesa ressalta que a vacinação para idoso e profissionais da saúde vai até o dia 15 de abril e orienta para que as pessoas não fiquem circulando de uma unidade a outra a procura de vacina. “Uma nova remessa deve ser enviada pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado (GVE) na quarta-feira (25)”, diz.

Com a preocupação de evitar aglomeração e preservar os idosos, tendo em vista as medidas adotadas para o combate ao novo coronavírus (Covid-19), a Sesa anunciou no domingo (22), para que nesta segunda comparecem somente os profissionais da área da saúde, porém os idosos que compareceram também receberam a vacina.

Já a partir desta terça a vacina continua sendo aplicada, até zerar o estoque, para os dois públicos e foi montada uma tenda em frente a cada uma das unidades. A aplicação será em sistema drive-thru, e com isso os idosos que estiverem de carro não precisarão descer do veículo.

Idosos começaram a ser vacinados nesta terça-feira (24) em Votorantim. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (24/3/2020)

“A vacinação ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégia de Saúde da Família (ESF), de acordo com o horário de atendimento de cada uma. O Dia D está previsto para 9 de maio”, informa a Sesa.

A priorização dos idosos nessa primeira etapa, mesmo diante da não eficácia da vacina de Influenza contra o novo coronavírus, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a Covid-19.

A partir do dia 16 de abril a vacina estará disponível para professores, portadores de doenças crônicas e não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Em 9 de maio, Dia D de vacinação, serão imunizadas as crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o parto), população indígena e portadores de condições especiais. A campanha seguirá até o dia 23 de maio.

O aposentado João Mariano, 61 anos, diz que é preciso se prevenir. “Estou seguindo todas as orientações e estou bem quieto em casa”, disse. Quem também seguiu logo pela manhã a unidade foi o aposentado Oswaldo Correa, 72 anos. “Tomo essas vacinas todos os anos e agora em especial temos que nos prevenir ainda mais”, contou.

Confira os locais de vacinação:

- UBS Vila Nova Votorantim

Avenida Pedro Augusto Rangel, 1.925 Vila Nova Votorantim

- UBS Barra Funda

Rua Lopes Chaves Barra Funda

- ESF Jardim Cristal

Rua Élcia Pinto da Rosa

- ESF Jardim Tatiana

Rua Adriano Maciel de Queiroz

- ESF Promorar

Rua Boaventura Maganhato - Promorar

- ESF Vila Amorim

Rua José Antônio de Mello, 81 Vila Amorim

- ESF Green Valley

Rua José Raimundo da Silva

- UBS Vila Garcia

Avenida Isabel Ferreira Coelho, 271 Vila Garcia

- UBS Jardim Serrano

Rua Francisco Lopes de Almeida, 76 Jardim Serrano

- UBS Jardim Novo Mundo

Rua Abílio Maia, 46 Jardim Novo Mundo

- UBS Rio Acima

Avenida Octávio Augusto Rangel, 1.282 Rio Acima

- UBS Jardim Clarice

Rua Mercedes Nardi Arcuri Jardim Clarice

- UBS Jardim Archila

Rua Lázara Bueno de Arruda, 68 Ângelo Vial

- UBS Parque Bela Vista

Av. São João, 867 Parque Bela Vista

- UBS Itapeva

Rua João Santiago Figueira, 200 - Itapeva

Galeria

Confira a galeria de fotos