Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vacinados 3 mil idosos de 85 anos ou mais

12 de Fevereiro de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Vacinados 3 mil idosos de 85 anos ou mais Aplicação das doses da Coronavac ocorreu das 6h30 às 16h, e será realizada novamente quando a cidade receber mais vacinas. Crédito da foto: Pedro Negrão (11/2/2021)

Sorocaba vacinou nesta quinta-feira (11) um total de 2.923 mil idosos de 85 anos ou mais pelo sistema drive-thru e também para quem foi ao local -- o estacionamento G6 de um shopping na zona norte -- a pé. O movimento foi intenso no local entre 6h30 e 16h, gerando reclamações de quem não conseguiu levar um familiar para ser imunizado. A aplicação das doses para os idosos ocorreu somente ontem, e será realizada novamente assim que a cidade receber novas vacinas.

Algumas pessoas questionaram o fato da vacinação ter ocorrido somente em um local, além da distância em relação às demais regiões de Sorocaba. O secretário da Saúde, Vinícius Rodrigues, disse que a escolha do ponto considerou a quantidade das primeiras pessoas a serem imunizadas.

“Como esses primeiros públicos são menores e a gente tem a possibilidade de fazer em um ponto só, na semana passada optamos pelo Pátio Cianê e ontem pelo Shopping Cidade até para fazermos um teste da logística aplicada. Qualquer problema que possa ocorrer, por menor que seja, a gente já corrige para a próxima vez. Vai ter um momento que vamos vacinar um público muito grande, e aí vamos ter que abrir mais locais de drive-thru, e corrigir qualquer falha que ocorra”, afirma.

Luiz Adolfo mora no Jardim Europa e afirma que foi ao shopping levar a mãe de 85 anos para ser vacinada. Mas, por conta da tamanho da fila nas proximidades, acabou desistindo. Ele disse que o trânsito ficou complicado na avenida Itavuvu e que a fila de carros para o drive-thru chegava a quase dois quilômetros. “Acredito que deveria ter sido colocado mais locais, e não somente um. Minha mãe não foi vacinada e agora teremos que aguardar a próxima etapa”, reclama.

A vacinação estava marcada para começar as 7h, mas foi antecipada para 6h30 porque o primeiro veículo chegou ao local às 4h. João Inaba, 85 anos, foi o primeiro a ser vacinado contra a Covid-19 ontem. José Rodrigues Santos, 87 anos, acordou às 4h somente porque tinha um compromisso muito importante e especial: tomar a primeira dose da Coronavac. Ele disse que estava ansioso para tomar a vacina e agradeceu a Deus pela imunização. “Glória a Deus, estou vacinado e muito feliz. Agora sim temos esperança”, comemora.

Lídia Noveli, 93 anos, também estava ansiosa para ser imunizada. Após receber a primeira dose ela ficou aliviada e contente.

A estimativa da Secretaria da Saúde era vacinar um total de 3.687 idosos de 85 anos ou mais. Os idosos de 90 anos ou mais que perderam a imunização no último dia 4 também puderam ser vacinados no local.

Segundo a Secretaria da Saúde de Sorocaba, as próximas faixas etárias de idosos serão contempladas com a vacinação assim que a cidade receber mais doses do governo estadual.

2ª dose

Também ontem (11), o total de 9.280 profissionais da saúde que atuam na linha de frente da Covid-19 começaram a receber a segunda dose da vacina Coronavac -- que deve ser aplicada 21 dias após a primeira. Esses trabalhadores estão sendo imunizados em seus próprios locais de trabalho.

Na Santa Casa de Sorocaba ontem mesmo esses profissionais da saúde começaram a ser vacinados. No total, cerca de 1 mil profissionais do hospital receberam a primeira dose da Coronavac e agora vão receber a segunda. A Santa Casa estima que em seis dias deverá concluir a imunização com a segunda dose desse público.

Já na Unidade Básica de Saúde (UBS) Escola também foram vacinados ontem cerca de 500 profissionais da saúde que não trabalham na frente da linha de combate ao coronavírus. A imunização desses trabalhadores foi agendada, com horário marcado. (Ana Cláudia Martins)