Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vacinação de idosos de 83 anos ou mais será neste sábado (27) em três locais

25 de Fevereiro de 2021 às 22:31
Ana Claudia Martins [email protected]

A vacinação do público de 84 anos ou mais será na parte da manhã, das 7h às 11h, e de 83 anos na parte da tarde, das 11h às 16h. Crédito da foto: Secom/Sorocaba.

Próximo de receber mais doses da vacina Oxford (AstraZeneca) contra a Covid-19 na tarde desta sexta-feira (26), a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), antecipará a vacinação dos idosos a partir de 83 anos para este sábado (27). A ação de imunização acontecerá das 7h às 16h, por meio do sistema drive-thru em três locais da cidade.

Com objetivo de promover a melhor organização da campanha e evitar filas, a vacinação do público de 84 anos ou mais será na parte da manhã, das 7h às 11h, e de 83 anos na parte da tarde, das 11h às 16h.

Os locais para a vacinação drive-thru serão o Shopping Cidade Sorocaba (estacionamento G6), com entrada pela Avenida Atanázio Soares; o Shopping Cianê, com entrada pela Rua Francisco Scarpa e o terceiro, o Instituto Humberto de Campos, situado na rua Rosa Maria de Oliveira, 333, no Jardim Zulmira.

Nos três locais, também haverá posto de vacinação aos idosos que chegarem a pé. É obrigatória a apresentação do documento de identidade com foto de quem precisar ser vacinado.

O secretário da Saúde, Dr. Vinicius Rodrigues, informa que o sistema de vacinação foi organizado visando atender o público da melhor forma, sem gerar filas. “Conforme a disposição de doses, anunciaremos a vacinação das demais faixas etárias, sempre com toda organização”, destaca.

Até o momento, Sorocaba já vacinou mais de 28 mil pessoas (quase 100% do total de doses recebidas do Estado), entre idosos com 85 anos ou mais, profissionais da saúde que atuam na linha de frente de combate à pandemia e demais trabalhadores da área.

Mais doses

Nesta quinta-feira (25), o Governo do Estado de São Paulo comunicou que Sorocaba receberá 6.410 doses de vacina, 2.300 a mais do que havia sido anteriormente informado ao município. Além disso, essas vacinas serão da AstraZeneca, da Oxford.

2ª dose garantida

A segunda dose da vacina contra a Covid-19 para os idosos de 90 anos ou mais e profissionais da saúde em geral, que são aqueles que não atuam na linha de frente do combate à Covid-19, também está garantida. Esses dois públicos foram vacinados pelo município no dia 4 de fevereiro e estão dentro do prazo para o recebimento da segunda dose (28 dias).

O município também foi informado pelo Estado que as doses para a segunda aplicação nesses dois públicos devem chegar no início da primeira semana de março.

Itu também vacina

Amanhã (27), Itu prossegue com a vacinação contra a Covid-19, mas com quantitativo de doses maior do que o divulgado anteriormente. Conforme documento atualizado pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Sorocaba, Itu receberá nesta semana 1.680 doses, 600 a mais do que previamente informado, para administração da 1ª dose para idosos com 80 anos ou mais.

A vacinação ocorre das 8h às 12h (ou enquanto houver doses), para idosos de 80 anos ou mais, em dois pontos: o estacionamento da Prefeitura (drive-thru) e a Subprefeitura Regional do Pirapitingui. Na mesma data, a população idosa acamada nessa faixa etária e que fizer parte do programa Melhor em Casa será vacinada em domicílio.

É importante que os idosos apresentem um documento pessoal com foto, comprovante de residência e, caso possuam, a carteira de vacinação. A Secretaria de Saúde de Itu também recomenda que seja feito o cadastro para vacinação por toda a população ituana no site da Prefeitura por meio do link https://itu.sp.gov.br/saude/vacinacao-covid/. (Ana Cláudia Martins)