Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vacinação de idosos de 80 a 84 anos está prevista para dia 1º

16 de Fevereiro de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Vacinação de idosos de 80 a 84 anos está prevista para dia 1º Sorocaba, assim como as demais cidades paulistas, aguarda a chegada de nova remessa do imunizante. Crédito da foto: Pedro Negrão (15/2/2021)

A vacinação de idosos de 80 a 84 anos está prevista para 1º de março em todo o Estado. Isso porque a previsão é que as novas doses da vacina contra a Covid-19 serão enviadas a Sorocaba a partir do dia 23 de fevereiro, ou seja, somente na semana que vem.

A informação é do governo estadual que informa que, somente com a chegada de mais insumos para a produção da vacina do Butantan, o Estado de São Paulo começa no dia 1º a vacinar todos os idosos acima de 80 anos de idade.

Ainda conforme o governo estadual, o público-alvo de 80 a 84 anos totaliza 563 mil pessoas nos 645 municípios do Estado. Porém, os idosos desta faixa etária deverão ser imunizados com parte das 8,7 milhões de novas doses da vacina do Butantan, que serão produzidas com insumos que chegaram ao Brasil hoje (10).

O governo estadual informa ainda que assim que o Ministério da Saúde assegurar novos repasses de vacina a São Paulo, serão divulgadas as próximas etapas do cronograma e respectivos públicos-alvo da campanha de vacinação contra a Covid-19.

Sorocaba aguarda

Deste modo, em Sorocaba, a vacinação dos idosos na cidade também só poderá ter continuidade assim que o município receber novas doses. Questionada a respeito, a Prefeitura de Sorocaba informa que haverá nova vacinação dos idosos, assim que o governo estadual enviar mais doses.

A expectativa era que a cidade recebesse ainda durante esta semana mais doses para dar continuidade à campanha de vacinação dos idosos. Conforme os imunizantes têm chegado a Prefeitura de Sorocaba antecipa o calendário estadual, como ocorreu na semana passada, com a vacinação dos idosos de 85 a 90 anos, que foram imunizados na quinta-feira (11). Porém, pelo calendário estadual o início estava previsto para ontem (15). O calendário para cada grupo pode variar de cidade para cidade, já que os municípios têm autonomia para antecipar datas de cada etapa conforme o andamento da vacinação e a disponibilidade de doses.

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), já vacinou 25.880 pessoas contra a Covid-19, sendo 21.770 profissionais da saúde, entre os que atuam na linha de frente do combate à Covid, e demais trabalhadores da área. Além de 4.110 idosos com 85 anos ou mais. A cidade, até quinta-feira (11), recebeu o total de 38.547 doses de vacinas do Estado, sendo 9.280 para aplicação da segunda dose. Caso algum idoso de 85 anos ou mais não tenha conseguido se vacinar na semana passada na próxima ação ele poderá se imunizar. (Ana Cláudia Martins)