Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vacinação de idosos com 85 anos ou mais será nesta quinta (11)

11 de Fevereiro de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Vacinação de idosos com 85 anos ou mais será hoje Novas doses, enviadas pelo governo estadual, chegaram à cidade ontem, no período da tarde. Crédito da foto: Pedro Negrão (10/02/2021)

Sorocaba recebeu mais 12.967 doses da vacina Coronavac ontem (10) à tarde. Com isso, a cidade antecipa hoje (11) a imunização contra a Covid-19 para os idosos a partir de 85 anos ou mais. A vacinação dessa faixa etária estava prevista para começar no próximo dia 15, pelo calendário do governo estadual.

Do total de 12.967, 3.687 serão usadas para imunizar os idosos de 85 anos ou mais, por meio do sistema drive-thru. Desta vez, a aplicação da vacina será no estacionamento G6 do Shopping Cidade Sorocaba, com entrada pela avenida Atanázio Soares, das 7h às 16h. No mesmo local, haverá um posto de vacinação aos idosos que chegarem a pé. O idoso deverá apresentar documento de identidade com foto. Não é necessário pré-cadastro para a vacinação e nem comprovante de residência, pelo fato de que a campanha é somente para idosos de Sorocaba, e de acordo com a faixa etária.

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, caso algum idoso, de 90 anos ou mais, não tenha conseguido se vacinar no dia 4 de fevereiro, ele poderá se imunizar hoje.

Profissionais da saúde

Também hoje (11), os profissionais da saúde, que atuam na linha de frente do combate à Covid-19, receberão a segunda dose da Coronavac em seus locais de trabalho. No total, serão aplicadas 9.280 doses. Lembrando que a imunização com a vacina Coronavac precisa ser com duas doses, a segunda até 28 dias após a primeira.

Conforme a Prefeitura de Sorocaba, no total a cidade possui aproximadamente 23 mil profissionais da saúde, mas a imunização dos trabalhadores começou com os que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus.

Demais profissionais

A imunização com a primeira dose da vacina Coronavac para 500 profissionais da saúde que não fazem parte da linha de frente da pandemia também ocorrerá hoje. Os trabalhadores serão vacinados na Unidade Básica de Saúde Escola, das 8h às 17h. Os profissionais serão imunizados de acordo com o agendamento feito anteriormente, com horário marcado.

Um site foi disponibilizado pela Prefeitura de Sorocaba para a realização do cadastro e agendamento por parte dos trabalhadores. O agendamento on-line começou às 10h, mas logo em seguida praticamente as 500 vagas foram preenchidas, o que gerou reclamação por parte de quem não conseguiu.

Questionada, a Prefeitura de Sorocaba informou que o agendamento virtual para vacinação dos demais trabalhadores da saúde, que não atuam na linha de frente do combate à Covid, foi 100% preenchido na manhã de ontem (10).

Já a Secretaria da Saúde (SES) informa que, assim que Sorocaba receber do Estado novas doses da vacina, será possível abrir novas agendas, para dar continuidade na imunização desses profissionais da saúde. (Ana Cláudia Martins)