Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vacinação contra o sarampo recomeça 2ª feira

17 de Julho de 2020 às 21:33

Vacinação contra o sarampo recomeça 2ª feira Todas as pessoas de 1 a 29 anos devem ter comprovação de duas doses. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (30/11/2019)

A partir de segunda-feira (20), a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), inicia a segunda fase da campanha de vacinação contra o sarampo nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A ação tem como objetivo intensificar a vacinação em crianças a partir dos 6 meses a adultos de 29 anos, conforme avaliação da situação vacinal. Adultos de 30 a 49 anos também poderão se vacinar. A aplicação ocorre das 9h às 16h. A campanha se encerra no dia 31 de agosto.

Nesta campanha, os pais e responsáveis são importantes no processo de controle dessas doenças e devem comparecer aos serviços de vacinação com suas crianças e adolescentes, levando a caderneta de vacinação para avaliação e registro. A vacina tríplice viral aplicada na campanha protege contra sarampo, rubéola e caxumba.

A SES ressalta que a vacina é a melhor forma de prevenção da doença. Em 2019 a vacinação contra sarampo foi estendida para crianças a partir de 6 meses, além das doses de rotina aplicadas aos 12 e 15 meses de idade. Todas as pessoas de 1 a 29 anos devem ter comprovação de duas doses ministradas, enquanto indivíduos de 30 até a 59 anos, uma dose de vacina contra o sarampo.

Vacinação contra o sarampo recomeça 2ª feira Pais e responsáveis devem comparecer aos serviços de vacinação com crianças e adolescentes. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (12/8/2019)

Pessoas acima de 60 anos não necessitam comprovação de vacinação, pois em geral tiveram contato com o vírus na infância, sendo consideradas imunes. Pessoas que apresentem febre e exantema (manchas vermelhas no corpo) associados a sintomas respiratórios devem procurar atendimento médico e sigam as orientações de afastamento do convívio social enquanto estiverem no período de transmissão, que é de seis dias antes da aparição das manchas, até quatro dias após.

A relação com o endereço e o horário de funcionamento das unidades de saúde de Sorocaba está disponível no link: https://servicos.sorocaba.sp.gov.br/selu/#/.

Casos

Até o momento, a Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES) registrou quatro casos confirmados de sarampo neste ano. Em 2019 foram 76. Nenhum óbito foi registrado. A Vigilância Epidemiológica Municipal orienta que é necessário manter o monitoramento de casos, especialmente nos meses de inverno quando ocorre maior intensidade de circulação viral. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)

Galeria

Confira a galeria de fotos