Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vacinação contra a gripe mira pessoas com mais de 60 anos

22 de Abril de 2019 às 22:38
Ana Claudia Martins [email protected]

Chegou a vez das pessoas com mais de 60 Imunização contra a gripe vai até o dia 31 de maio e a meta, em Sorocaba, é de atingir 175.543 pessoas. Crédito da foto: Erick Pinheiro

A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Gripe começou ontem nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Sorocaba. Agora devem se vacinar as pessoas com 60 anos ou mais, professores das redes públicas e privadas, portadores de comorbidades e profissionais da área da saúde. Os grupos da etapa anterior, crianças a partir de 6 meses e até 6 anos, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) continuarão a ser vacinados até o dia 31 de maio, último dia da campanha.

[irp posts="106772" ]

 

Nesta segunda (22), logo no início da manhã, os idosos chegaram a formar fila em algumas UBSs da cidade assim que abriram. Foi o caso da UBS da Vila Santana, na zona norte de Sorocaba. A população estimada a ser vacinada dos grupos é de 175.543 pessoas com meta de 90%. O endereço e horário de funcionamento das UBSs pode ser conferido por meio do link: (http://saude.sorocaba.sp.gov.br/).

Chegou a vez das pessoas com mais de 60 Rosa: “é melhor prevenir logo”. Crédito da foto: Erick Pinheiro

A Secretaria da Saúde (SES) não tinha dados atualizados sobre a vacinação. Informou que imunizou 5.415 pessoas na cidade até às 17h da última segunda-feira (15). “O público prioritário que mais se vacinou foi a de crianças de 6 meses a menores de 6 anos (4.065), seguido das gestantes (1.159) e por último, as puérperas (191)”, disse em nota a pasta. Segundo a SES, será divulgado uma nova prévia com o número de imunizados somente na próxima sexta-feira (26).

Idosos buscam imunização

Chegou a vez das pessoas com mais de 60 Darcy: quanto antes melhor. Crédito da foto: Erick Pinheiro

Na UBS da Vila Santana logo que a unidade abriu, às 7h, já havia idosos aguardando para tomar a vacina contra a gripe. E a procura pelas doses continuou ao longo da manhã, já que muitas pessoas de 60 ou mais anos quiseram se imunizar logo no primeiro dia. Rosa Maria Alves da Silva, 66 anos, foi até a UBS da Vila Santana por volta das 11h30. Ela disse que quis tomar a vacina logo no início da campanha para já ficar imunizada contra a gripe. “É melhor prevenir e tomar logo a vacina porque já estamos no outono e o risco de pegar uma gripe é grande”, disse.

Chegou a vez das pessoas com mais de 60 Júlia aproveitou dia de consulta. Crédito da foto: Erick Pinheiro

Júlia Utiyama, 64 anos, aproveitou que tinha uma consulta na UBS e tomou a dose contra a doença. Ela ainda levou o marido Darcy de Barros Filho, 62 anos, para ser imunizado. “Todo ano a gente toma a vacina aqui no posto. Quanto antes tomar é melhor”, conta.

Chegou a vez das pessoas com mais de 60 Moacyr: deveria começar em fevereiro. Crédito da foto: Erick Pinheiro

O professor universitário Moacyr Pereira Mendes, 58 anos, também aproveitou o primeiro dia da campanha para o grupo ao qual ele pertence, e foi à UBS tomar a vacina contra a gripe com a esposa. “A campanha deveria começar em fevereiro ou no máximo em março, pois já estamos no outono, então, tem gente que já está gripada”, aponta.

A enfermeira Renata Filomena de Jesus, 56 anos, afirma que todo ano toma a vacina, ainda mais por ser uma profissional da área da saúde. “A vacina é muito eficaz contra a gripe. Tem que tomar, pois protege o ano todo e evita da pessoas ficar vários dias acamada por conta da doença”, diz.

Chegou a vez das pessoas com mais de 60 Renata é enfermeira e toma vacina todo ano. Crédito da foto: Erick Pinheiro

De acordo com a SES, com o início da 2ª etapa de vacinação, a previsão é que a procura aumente cada vez mais, mas que as UBSs se organizaram e dessa forma conseguiram evitar filas e desconfortos aos cidadãos.

Composição da vacina

Segundo recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a temporada de 2019 do hemisfério sul, cada dose da vacina influenza, contém cepas do vírus Myxovirus influenzae inativados, fragmentados e purificados. A dose é composta por três cepas: Influenza A/Michigan/45/2015 (H1N1) pdm09, Influenza A/Switzerland/8060/2017 (H3N2) e Influenza B/Colorado/06/2017 (linhagem B/Victoria/2/87).

Prevenção

A Secretaria da Saúde orienta as pessoas a cobrir o nariz e a boca enquanto espirra ou tosse e a usar lenços descartáveis. Recomenda ainda a lavar as mãos com água e sabão e usar álcool gel 70% regularmente, especialmente depois de tocar superfícies que possam estar contaminadas.

Em relação à casa, é bom melhorar a circulação de ar abrindo as janelas. Também é recomendável evitar ficar por muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas. Por fim, a SES orienta a manter hábitos saudáveis: comer bem, dormir bem e fazer exercícios. (Ana Cláudia Martins)

Galeria

Confira a galeria de fotos