Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vacinação contra a gripe começa segunda

10 de Abril de 2021 às 00:01
Jomar Bellini [email protected]

Vacinação contra a gripe começa segunda Quem foi vacinado contra Covid-19 deve aguardar de duas a quatro semanas para receber a dose contra Influenza. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (26/4/2014)

A 23ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe (Influenza) começa segunda-feira (12) em Sorocaba e terá três etapas, seguindo determinações do Governo do Estado. A aplicação será feita das 8h às 16h em 25 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Nesta primeira etapa, que vai até o dia 10 de maio, serão vacinadas crianças de seis meses até menores de seis anos de idade (cinco anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas e profissionais da área da saúde.

Já na segunda etapa, que terá início no dia 11 de maio, além do grupo anterior, poderão se vacinar idosos de 60 anos ou mais e professores das redes pública e privada.

Também conforme determinação do Estado, na terceira e última etapa da vacinação, que inicia no dia 9 de junho, além dos grupos anteriores, deverão ser vacinadas pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas portadoras de deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade, sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Para as pessoas que já se vacinaram contra a Covid-19, com uma ou duas doses, é necessário aguardar o intervalo de 14 dias para receber a aplicação da vacina contra a gripe.

A campanha vai até o dia 9 de julho. A meta da ação de vacinação é que 90% do público-alvo (248.123 pessoas) seja vacinado, ou seja, 223.310 pessoas que pertençam aos grupos indicados da campanha. As doses e os insumos são fornecidos pela Secretaria Estadual da Saúde.

A composição da vacina é estabelecida anualmente pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com base nas informações recebidas de laboratórios de referência sobre a prevalência das cepas circulantes. A recomendação sobre a composição da vacina ocorre no segundo semestre de cada ano, para atender às necessidades de proteção contra a Influenza no inverno do Hemisfério Sul.

No Brasil, a composição da vacina foi divulgada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na Resolução-RE Nº 4.184. A vacina Influenza Trivalente, que será utilizada na campanha, tem a seguinte composição: A/Victoria/2570/2018 (H1N1)pdm09; A/Hong Kong/2671/2019 (H3N2) e B/Washington/02/2019 (linhagem B/Victoria).

Imunização contra Covid deve ser priorizada

O começo da campanha da vacinação contra a gripe Influenza ao mesmo tempo em que está em andamento a imunização contra a Covid-19 pode gerar dúvidas entre os moradores que estiverem em grupos que podem tomar os dois imunizantes.

Segundo a infectologista Naihma Fontana, a orientação, nesses casos, é dar prioridade para a vacina contra o novo coronavírus. Após isso, é preciso aguardar de duas a quatro semanas para tomar o imunizante contra a Influenza.

“Não há estudos sobre a administração simultânea, por isso é recomendado esse tempo de espera entre uma dose e outra”, explica. O objetivo, segundo a infectologista, é garantir que não haverá interação entre as substâncias. “Você consegue dar tempo para que o sistema imunológico responda aos antígenos ou proteínas, produzindo os anticorpos”, diz.

A princípio, os grupos de vacinação das duas campanhas não devem coincidir no mês de abril. A campanha para idosos com mais de 60 anos contra a Influenza está prevista para maio, quando também deve acontecer a imunização contra a Covid. A definição das datas leva em conta os índices de mortalidade e gravidade dos casos em cada grupo.

“A gente saiu da pandemia de Influenza graças a vacina e precisamos manter o índice vacinal acima de 80% para evitar que ela volte. Por isso é importante tomar todas os imunizantes do calendário”, conclui a médica.

A vacinação contra a Influenza também é uma forma de evitar casos mais graves e que precisariam de atendimento na rede de saúde, já sobrecarregada pelos casos de Covid-19. “Vacinas salvam vidas, inclusive a da gripe, que protege contra as complicações provocadas pela doença. Ao garantir a proteção, diminuem os riscos de sintomas respiratórios graves e a necessidade de atendimento na rede hospitalar, que está dedicada a enfrentar a pandemia”, explica a diretora de imunização da Secretaria de Estado da Saúde, Nubia Araujo. (Jomar Bellini, com informações da Prefeitura de Sorocaba)