Sorocaba e Região

Vacinação contra a gripe começa nesta quarta-feira em Sorocaba

Primeira etapa imunizará crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e puérperas
O cronograma da vacinação segue até dia 31 de maio. Foto: Fábio Rogério (17/04/2017)

A 21ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe começa nesta quarta-feira (10) nas 32 Unidades Básicas de Sáude (UBSs) de Sorocaba. Neste ano, o calendário oficial da imunização está organizado em duas etapas para os grupos indicados como prioritários para receber as doses na rede pública, conforme orientação da Secretaria do Estado da Saúde.

Leia mais  Aumento nos casos deixa Sorocaba em alerta para epidemia de dengue

 

A imunização será realizada em todas as UBSs, de segunda a sexta-feira, no horário normal de funcionamento de cada unidade. Também está previsto que o sábado, dia 4 de maio, será o Dia de Mobilização Nacional, o “Dia D”, e terá todas as unidades funcionando das 8h às 17h para vacinar quem não puder comparecer durante a semana. O endereço e horário de funcionamento das unidades pode ser conferido em saude.sorocaba.sp.gov.br.

Cronograma de vacinação

O cronograma da vacinação segue até dia 31 de maio, quando oficialmente termina a campanha. Foram estipuladas duas etapas para os grupos prioritários se vacinarem. No período de 10 a 19 de abril, devem se vacinar crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e puérperas. A partir de 22 de abril, a vacinação contra a gripe se estenderá para pessoas com 60 anos ou mais, portadores de comorbidades, professores de escolas públicas e privadas e profissionais da área de saúde.

A imunização será realizada em todas as UBSs, de segunda a sexta-feira, no horário normal de funcionamento de cada unidade. Foto: Emídio Marques (19/03/2019)

As doses e insumos são fornecidos pela Secretaria Estadual da Saúde. A população estimada a ser vacinada dos grupos é de 175.543 pessoas com meta de 90%.

Composição da vacina

Segundo recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a temporada de 2019 do hemisfério sul, cada dose da vacina influenza, contem cepas do vírus Myxovirus influenzae inativados, fragmentados e purificados. A dose é composta por trê cepas: Influenza A/Michigan/45/2015 (H1N1) pdm09, Influenza A/Switzerland/8060/2017 (H3N2) e Influenza B/Colorado/06/2017 (linhagem B/Victoria/2/87). (Com informações de Secom Sorocaba)

Comentários

CLASSICRUZEIRO