Buscar no Cruzeiro

Buscar

‘Vacina Sorocaba’ é lançada com apoio da FUA, Cruzeiro do Sul, Cruzeiro FM e PIII

24 de Março de 2021 às 01:19
Ana Claudia Martins [email protected]

‘Vacina Sorocaba’ é lançada com apoio da FUA, Cruzeiro do Sul, Cruzeiro FM e PIII Campanha foi lançada oficialmente no início da noite desta terça-feira (23), na sede da FUA, no Alto da Boa Vista. Crédito da foto: Fábio Rogério (23/3/2021)

A Prefeitura de Sorocaba lançou nesta terça-feira (23) a campanha “Vacina Sorocaba” para custear vacinas e outros recursos de enfretamento à Covid-19, por meio da iniciativa privada. A iniciativa tem o apoio e a adesão da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), por meio do jornal Cruzeiro do Sul; da rádio Cruzeiro FM 92,3, mantida pela Fundação Cultural Cruzeiro do Sul; e da Loja Maçônica Perseverança III (PIII), com todas suas entidades coligadas. As três entidades foram as primeiras a aderir à campanha junto à Prefeitura de Sorocaba.

O objetivo é promover a ampla divulgação da possibilidade de compra de vacinas, custeio de leitos Covid, insumos e equipamentos de saúde, por meio de parcerias.

As arrecadações servirão exclusivamente e integralmente para o auxílio do Poder Público nas ações de enfrentamento da Covid. A campanha foi lançada oficialmente no início da noite desta terça-feira (23), na sede da FUA, no Alto da Boa Vista.

[irp posts="328641" ]

 

Momento de união

O prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) afirma que o momento é de união de todos no combate à Covid-19. “Além de todas as medidas que temos adotado, como campanha de vacinação, ampliação de leitos Covid, implantação de centros de estabilização, assinatura de protocolos de intenção para compra de vacinas, dentre outras, empresários e todos os cidadãos que desejarem poderão nos ajudar nessa guerra contra o vírus. O objetivo dessa campanha é promover mais uma parceria para beneficiar a assistência em saúde à população sorocabana”.

O presidente do Conselho de Administração da FUA, César Augusto Ferraz dos Santos, disse que a campanha é “uma luz no fim do túnel” e uma oportunidade para que a iniciativa privada se movimente e possa ter mecanismos para angariar recursos e comprar vacinas, insumos e a criação de novos leitos.

“Eu vejo essa campanha com muito orgulho e emoção em um momento tão difícil que estamos atravessando. O Cruzeiro do Sul, então, empresta sua credibilidade de 117 anos para essa campanha. Se você for pedir dinheiro hoje para um empresário ou para a população, se for uma iniciativa meramente política, é uma resistência muito grande. A FUA, junto ao jornal, à rádio Cruzeiro FM 92,3, e à PIII, com seus mais de 150 anos de história e de trabalho em prol da cidade, eu acho que isso cria uma credibilidade, que proporciona a tranquilidade necessária para que o empresário faça sua doação. A Fundação terá todo cuidado com esse recurso para repassar ao Poder Público e ainda fiscalizar a utilização desse dinheiro”, afirma.

[irp posts="328737" ]

 

O presidente da Loja Maçônica Perseverança III, Laelso Rodrigues, afirma que “a campanha é importante não só para a compra de vacinas, mas também para comprar insumos, leitos nos hospitais, equipamentos. Tudo para ajudar no combate à Covid-19”.

Como contribuir

Empresários e cidadãos interessados poderão contribuir de duas formas: doação em dinheiro para compra de vacinas, custeio de leitos Covid, insumos e equipamentos de saúde, ou ainda doação em materiais de saúde.

Se a doação for em dinheiro, ela deverá ser realizada pelo QR Code que consta de todas as artes da campanha de comunicação e que dá acesso direto ao PIX ([email protected]).

Também pode ser feita transferência bancária para a conta exclusiva da “Vacina Sorocaba”, vinculada ao Fundo Municipal de Saúde de Sorocaba, CNPJ 12.493.507/0001-03, no Banco do Brasil, Agência 2923-8, Conta Corrente 49655-3. Valores acima de R$ 8.800 necessitam do envio de um e-mail prévio para [email protected] e assinatura do Termo de Doação, conforme Decreto Municipal n° 26.079/2021.

A outra opção é a doação em materiais de saúde, que poderá ser feita pelo e-mail [email protected], após assinatura do Termo de Doação, também conforme Decreto Municipal nº 26.079/2021.

[irp posts="328717" ]

 

É importante destacar que os recursos doados poderão ser investidos em todas as ações de enfrentamento à pandemia, e não somente na compra de vacinas.

Conforme disposto na Lei Federal 14.125, de 10 de março de 2021, nesse momento, a compra de vacinas por pessoa jurídica diretamente para seus funcionários não é permitida, em função das vedações previstas na mesma lei.

A Prefeitura de Sorocaba informa ainda que todos os veículos de comunicação e influenciadores digitais são convidados a apoiar a iniciativa da campanha do município, divulgando espontaneamente a campanha.

“Desde já agradecemos pela parceria da Fundação Ubaldino do Amaral, que saiu na frente nessa ação”, destacou o prefeito Manga.

Variante de Manaus

Nesta terça-feira (23), às 22h, o prefeito Rodrigo Manga usou as redes sociais para anunciar que a variante P.1 da Covid-19, conhecida como “variante de Manaus” ou variante brasileira, foi detectada em Sorocaba.

Em uma live, juntamente do secretário de Saúde, Vinícius Rodrigues, e do vice-prefeito, Fernando Martins da Costa Neto (PSD), Manga fez um apelo à população. “Por favor, não saia de casa, não receba as pessoas em sua casa. É um momento bastante sério”, reforçou.

Para o secretário da Saúde, a detecção da variante justifica a “mudança abrupta do cenário epidemiológico” nos últimos sete dias, intervalo no qual, segundo ele, houve aumento de 90% nos casos da doença.

“Precisamos da ajuda da população para conter a disseminação do vírus. Vamos continuar abrindo leitos, mas é uma variante muito transmissível que causou tudo aquilo em Manaus e hoje circula na Região Metropolitana de Sorocaba.”

O prefeito adiantou que pretende continuar abrindo leitos na cidade e que nesta quarta-feira (24) uma coletiva de imprensa deverá ser realizada para anunciar novas medidas de contenção à disseminação do vírus. (Ana Cláudia Martins)