Buscar no Cruzeiro

Buscar

Uva, romã e lentilha são os itens mais procurados para a ceia de ano novo

29 de Dezembro de 2018 às 06:30
Ana Claudia Martins [email protected]

Uva, romã e lentilha vão à mesa da ceia Uvas verdes não faltam na noite da virada do ano na maioria das casas. Crédito da foto: Emidio Marques

A virada do ano e a ceia são cheias de superstições e rituais para atrair prosperidade, saúde, paz, amor e muita sorte no novo ano que se inicia. Para quem acredita em tais crenças populares no réveillon, o ideal é comprar alguns tipos de alimentos e evitar outros, como as aves, na ceia. A procura pelas frutas como romã, uva verde e a lentilha começaram a aumentar desde anteontem no Mercado Municipal de Sorocaba Alcino de Oliveira Rosa, que completou 80 anos de existência em 2018. Além das frutas, para completar a tradição, as pessoas procuram usar a clássica roupa branca para trazer paz ou amarela para trazer dinheiro. Se os rituais dão certo ou não, não custa nada tentar, afinal quem não quer ter um próspero 2019?

Uva, romã e lentilha vão à mesa da ceia Lentilha deve ser o primeiro prato a ser consumido no novo ano, diz a tradição. Crédito da foto: Emidio Marques

A proprietária de uma banca no Mercado Municipal, Tereza Henna, 75 anos, já é praticamente uma especialista quando o assunto são os rituais para a ceia de ano-novo para atrair prosperidade e muita sorte. Segundo ela, a romã, a uva verde e a lentilha não podem faltar na ceia de réveillon para quem quer ter muita abundância em 2019. Tereza afirma que a lentilha, por exemplo, deve ser o primeiro alimento a ser consumido na hora da ceia. “Pode ser na salada ou como sopa, mas a lentilha deve ser consumida primeiro para quem deseja prosperidade e riqueza para 2019”, diz. Segundo a crença popular, o formato da lentilha, redondo e achatado, é parecido com o de uma moeda. Por isso, ela promete dinheiro para o ano seguinte. Na dúvida, não custa comer pelo menos uma colher de sobremesa com, pelo menos 12 grãos, e garantir que não lhe faltará dinheiro em nenhum mês do ano.

Uva verde e romã

Além da lentilha, algumas frutas também devem ser consumidas na ceia para atrair sorte e prosperidade, como a exótica romã e a tradicional uva verde. Diz o ritual que durante a noite de réveillon, a pessoa deve chupar sete sementes de romã e depois mantê-las dentro da sua carteira pelo próximo ano todo para atrair dinheiro. O número se refere aos sete dias da semana e aos nossos sete chacras, pontos de energia importantes em nosso corpo. Símbolo de fertilidade e prosperidade, a fruta remete a abundância e, pelo sim pelo não, comer uma delas não faz mal a ninguém.

Uva, romã e lentilha vão à mesa da ceia Romã é para atrair dinheiro ao longo do ano que começa. Crédito da foto: Emidio Marques

Semelhante à tradição da romã, outro ritual para atrair dinheiro é chupar 12 uvas verdes na ceia e guardar as sementes ao longo do ano seguinte para boa sorte. A aposentada Selma Rodrigues, 57 anos, disse que costuma fazer os tradicionais rituais para atrair dinheiro e prosperidade no próximo ano. “A gente acredita e não custa nada comer uva verde e romã na ceia de ano-novo. A lentilha também não pode faltar”, afirma.

O gerente de uma banca no Mercado Municipal, Manoel Cabral, conta que a procura pelas frutas e pela lentilha já começou. “Nesta época todo mundo quer atrair prosperidade”, diz.

Aves são evitadas e bacalhau ganha espaço

Muita gente costuma não comer aves na ceia da virada do ano pelo fato de elas ciscarem para trás, e segundo a crença popular isso promete atrasar a vida de quem as consome nos primeiros minutos do ano. No lugar das aves, o bom é substituí-las pelas carnes de porco ou pelo bacalhau, que cada vez mais está presente na ceia de réveillon dos sorocabanos. No Mercado Municipal a busca pelo bacalhau já começou.

Seguindo o conselho de Tereza Henna, o bacalhau nada para frente e as aves ciscam para trás. “Então, nada de aves na ceia. O bacalhau além de ser um alimento saudável vai trazer sorte e felicidade no novo ano”, aposta. O quilo do bacalhau na banca dela é vendido entre R$ 35 a R$ 120, dependendo do tipo. Outra opção para quem não gosta de bacalhau, é a carne de porco. A crença popular diz que o porco passa o dia fuçando para frente, além de ser gorduroso o suficiente para engordar as finanças.

Galeria

Confira a galeria de fotos