Buscar no Cruzeiro

Buscar

UTIs em 5 hospitais de Sorocaba têm ocupação de 100%

07 de Março de 2021 às 00:01

UTI em 5 hospitais têm ocupação de 100%Cinco hospitais da cidade estão com ocupação total dos leitos de UTI Covid, sendo que em dois também não há vagas para os leitos clínicos. Segundo o censo diário publicado ontem pela Secretaria da Saúde (SES), estão lotados os leitos de UTI da Santa Casa, do Hospital Evangélico, Hospital Samaritano e, na Unimed e no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), tanto leitos clínicos como os de terapia intensiva, atingiram 100% da ocupação. O mesmo censo mostra que, em 24 horas, a cidade registrou 243 novos casos, somando, então, 36.429 infecções confirmadas. O número de mortes se manteve em 783 óbitos, já o total de recuperados está em 35.169. Do total de confirmados, 85 estão internados (58 em UTI) e o total de pessoas em recuperação (isolamento domiciliar) é 392. A taxa de letalidade no município é de 2,1%, abaixo da taxa estadual, que é de 2,9% e da nacional, que se encontra em 2,4%.

No censo diário de leitos da Covid-19 de ontem, no Hospital Estadual Adib Jatene quatro leitos clínicos Covid estão ocupados, sendo cinco pactuados. Já os 20 leitos de UTI Covid (Unidade de Terapia Intensiva) encontram-se 95% ocupados. Outro hospital de esfera estadual, o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), possui nove leitos clínicos Covid e todos estão ocupados. O leito de UTI infantil Covid está desocupado. Dos 32 leitos de UTI Covid disponibilizados neste hospital, 32 estão ocupados.

Dos hospitais contratualizados pela Prefeitura de Sorocaba para oferecer leitos Covid, a Santa Casa está com 85,71% de ocupação nos leitos clínicos Covid. Ou seja, dos 21 existentes, 18 possuem pacientes. A ocupação de UTI Covid da Santa Casa é de 100%, o que representa 55 leitos ocupados dos 55 contratados. O Hospital Santa Lucinda possui um total de 18 leitos clínicos Covid e 17 estão ocupados. O mesmo hospital também possui dois leitos de UTI Covid e um encontra-se ocupado. Dos seis leitos clínicos Covid do Gpaci, dois estão ocupados. O hospital Amhemed possui 10 leitos clínicos Covid e nenhum está ocupado. Já, dos três leitos de UTI Covid deste mesmo hospital, um está ocupado.

O Centro de Estabilização Covid São Guilherme está com nove leitos de enfermaria Covid ocupados do total de 17. Dos três leitos Covid de Suporte Ventilatório Avançado, nenhum está ocupado.

Na rede particular, o Hospital Unimed encontra-se com 100% de ocupação dos leitos adultos clínicos Covid (21 leitos ocupados dos 21 pactuados) e 100% dos de UTI (29 leitos ocupados dos 29 existentes). O único leito infantil de UTI Covid deste hospital encontra-se desocupado. O Samaritano possui 14 leitos clínicos Covid ocupados do total de 21 existentes. Já, a UTI Covid dessa mesma instituição está com 100% de ocupação, o que significa 20 leitos ocupados dos 20 disponibilizados. Dos dois leitos de UTI Covid para crianças, nenhum possui paciente. O Hospital Evangélico atingiu 100% de ocupação de sua UTI Covid (11 leitos ocupados dos 11 pactuados) e 66,66% dos leitos clínicos (oito leitos ocupados dos 15 pactuados).

A cidade também apresentou aumento do número de pessoas com suspeita de contaminação pelo coronavírus e que aguardam resultados, de 725 para 1.023. Entre os suspeitos, 78 estão internados em hospitais da cidade, sendo 35 em UTI. Há seis óbitos em investigação. (Da Redação, com informações de Secom Sorocaba)