Sorocaba e Região

Usuários de ônibus reclamam de alterações nos horários em Sorocaba

Surpreendidos com as mudanças, passageiros dizem que foram prejudicados
Usuários de ônibus reclamam de alterações nos horários
Urbes afirma que divulgou antecipadamente as atualizações na grade de horários. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (11/5/2020)

Desde que foi implantada a redução no transporte público, com a limitação de 40% da frota, por conta da pandemia do novo coronavírus, quem precisa andar de ônibus em Sorocaba vem enfrentando dificuldades para encaixar a rotina com os horários disponibilizados pela Urbes — Trânsito e Transportes. Conforme divulgado pela empresa pública, as alterações foram realizadas logo no início da quarentena. Contudo, usuários relatam atualizações recentes na grade de veículos disponíveis.

De acordo com a Urbes, todas as linhas de ônibus sofreram supressões nos horários a fim de atender a demanda de quem trabalha em serviço essencial, com atenção aos horários de pico e itinerários com maior demanda de passageiros. O órgão justificou que a mudança está em “consonância com a necessidade de isolamento social” decretada no Estado e no município. A nova tabela seguirá em execução durante todo o período de quarentena.

Leia mais  Justiça determina apreensão de 42 ônibus em garagens de Sorocaba e Tatuí

 

Trabalhando em um serviço classificado como essencial, a atendente de farmácia Márcia Luiz, 51, foi pega de surpresa quando tentava ir para o trabalho na manhã de segunda-feira (11). A moradora da Vila Hortência trabalha em Votorantim. Para chegar a seu destino, faz uso do transporte coletivo diariamente. Ela conta que na sexta-feira (8) notou a mudança após ficar esperando por uma hora no ponto de ônibus. “Eu entro 8h da manhã no trabalho, para chegar a tempo costumava embarcar no ônibus das 6h, porém esse horário foi extinto. Eu liguei na Urbes e uma atendente me disse que agora só terá o horário de 6h50, que não serve para mim,” relata.

Márcia conta que teve dificuldades em contatar a empresa pelo 118, número de atendimento ao usuário do transporte público. “Eu liguei várias vezes, mas ninguém atendeu. Só depois que eu liguei em outro número que me avisaram do novo horário”, relembra.

Questionada sobre o incidente, a Urbes afirmou que o caso deve se tratar de algum problema específico na linha que atende a Vila Hortência. O órgão esclareceu ainda que as modificações na tabela de horários de todas as linhas de ônibus foram realizadas de uma só vez e podem ser consultadas nas plataformas do órgão.

Leia mais  A desgastante rotina de quem depende do transporte especial em Sorocaba

 

A estudante Taísa Ferreira conta que diante da mudança foi preciso começar a utilizar outras linhas de ônibus, mesmo que isso significasse ter que adicionar um trajeto a pé na volta do trabalho para casa. “Se tinha algum aviso no terminal sobre os horários eu não vi, só fiquei sabendo depois pelo jornal. Por isso, eu estou pegando o Ouro Fino, ou Santa Bárbara via general Osório e andando um pouco, porque são os que estão no terminal no horário que volto”, conta.

Ainda sobre os ajustes, a empresa de trânsito garantiu que divulgou com antecedência e de forma “massiva” as alterações dos horários no transporte público. “Vale destacar que as tabelas diferenciadas de horário são divulgadas nos aplicativos Cittamobi e Urbes Transportes, no site da Urbes e em consulta feita via telefone 118”, afirma em nota.

Acidente entre moto e caminhão na Castelinho tem vítima fatal

O condutor de uma moto morreu no quilômetro 1 da rodovia Senador José Ermírio de Moraes (SP-75), a Castelinho, em Sorocaba. O acidente aconteceu na noite de ontem (12), na pista sentido São Paulo, envolvendo a moto e um caminhão. Segundo a Polícia Rodoviária de Sorocaba, a vítima faleceu no local. A causa do acidente não foi informada. O caso foi registrado no Plantão Norte. (Wesley Gonsalves)

Comentários