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Usuária relata dificuldade no Poupatempo

09 de Fevereiro de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Usuária relata dificuldade no Poupatempo Poupatempo faz 400 atendimentos diariamente, todos com data e horário agendados, em Sorocaba. Crédito da foto: Pedro Negrão

Usuários do Poupatempo em Sorocaba reclamam de dificuldades de atendimento e de agendamento na unidade. Na semana passada, uma mensagem desatualizada informava que a cidade ainda estava na fase vermelha do Plano São Paulo, a mais restritiva, e com isso o agendamento pelo atendente virtual Poupinha não era realizado. Questionado a respeito, o Poupatempo informa que o texto já foi alterado e que os agendamentos estão disponíveis por esse canal, e também no portal e pelo aplicativo, sendo realizados normalmente.

Ainda segundo o Poupatempo, os agendamentos para as cidades na fase laranja do Plano São Paulo, incluindo Sorocaba, estão disponíveis pelo portal (www.poupatempo.sp.gov.br) e aplicativo Poupatempo Digital.

Uma moradora de Alumínio, que não quis se identificar, tentou fazer de forma on-line a transferência de uma moto, mas não conseguiu. Por conta disso, ela tentou fazer um agendamento no Poupatempo em Sorocaba, mas também não conseguiu em razão da falta de datas próximas, em função da alta procura pelos serviços, além da indisponibilidade do sistema.

Lembrando que recentemente a unidade do Poupatempo em Sorocaba ficou fechada por conta do período em que a cidade ficou na fase vermelha do Plano São Paulo. Com isso, agendamentos presenciais foram cancelados nesse período.

Com a volta de Sorocaba e região para a fase laranja, a unidade voltou a realizar agendamentos presenciais, mas com limitação de pessoas, conforme as regras determinadas pelo Plano São Paulo. A moradora de Alumínio disse que na semana passada só conseguiu resolver pessoalmente o problema na documentação da transferência de uma motocicleta porque conseguiu um encaixe. “Tenho uma conhecida que trabalha na unidade em Sorocaba e fui atendida em um horário que houve desistência. Caso contrário teria que aguardar mais tempo”, afirma.

Ela disse ainda que quem fica em frente a unidade em busca de informações ou aguardando o horário de atendimento agendado frequentemente é abordado por pessoas oferecendo serviços que são prestados pelo Poupatempo. “Chegam a oferecer até a venda de senha de agendamentos. Uma conhecida afirma que comprou uma senha de agendamento no Poupatempo por R$ 10. E oferecem até por R$ 25”, afirma a moradora de Alumínio.

Na semana passada, a reportagem do Cruzeiro do Sul confirmou a presença de jovens oferecendo serviços de despachante para quem estava em busca de atendimento para pendências veiculares, e ainda para tirar xerox, entre outros serviços, em frente ao Poupatempo de Sorocaba.

Com relação à suposta venda de senhas, o Poupatempo esclarece que o agendamento é gratuito e as senhas para atendimento são pessoais e intransferíveis. “Todo cidadão com horário marcado passa pela verificação da senha e de seu documento de identificação antes de ser encaminhado para concluir o serviço dentro das unidades”, informa.

Conforme o Poupatempo, por dia, a unidade local realiza cerca de 400 atendimentos, todos com data e horário agendados. “Atualmente, a média de não comparecimento no Poupatempo de Sorocaba é de 45%. Importante destacar que, caso o cidadão não possa comparecer na data escolhida ele pode cancelar sua solicitação. Desse modo, a unidade pode abrir novas possibilidades de vagas”, informa. (Ana Cláudia Martins)