Buscar no Cruzeiro

Buscar

Urnas começam a ser transportadas nesta sexta (27)

26 de Novembro de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Urnas começam a ser transportadas nesta sexta (27) Os equipamentos estão armazenados na sede dos cartórios eleitorais, que fica no Mangal. Crédito da foto: Fábio Rogério (23/11/2020)

Os cartórios eleitorais de Sorocaba iniciam às 7h de amanhã (27) o transporte das urnas eletrônicas para os 170 locais de votação da cidade. Os equipamentos serão usados no domingo (29) para a votação no segundo turno da eleição 2020. O transporte das urnas para as 1.311 seções eleitorais da cidade começa pelas zonas eleitorais 342ª, 343ª e 356ª. As demais, 137ª e 271ª, iniciam o processo na manhã de sábado (28).

Os equipamentos serão transportados em caminhões-baú, que sairão da sede dos cartórios eleitorais, na Praça da Maçonaria, no Mangal. Os veículos serão escoltados até os locais de votação por viaturas da Polícia Militar e também da Guarda Civil Municipal (GCM), como medida de segurança.

Sorocaba possui seis cartórios eleitorais, mas um é responsável pelos municípios de Araçoiaba da Serra e Salto de Pirapora, onde não ocorrerá segundo turno.

Os Cartórios Eleitorais da cidade iniciaram a cerimônia de geração de mídias e a preparação das urnas eletrônicas na sexta-feira (20). Os trabalhos de preparação e lacração dos equipamentos foram finalizados no domingo (22).

O procedimento de preparação (carga), feito pelos cartórios eleitorais, consiste na transferência para a urna dos dados dos eleitores que votam em cada seção e dos candidatos que concorrerão no pleito.

No segundo turno, a disputa para a Prefeitura de Sorocaba será entre Rodrigo Manga (Republicanos) e Jaqueline Coutinho (PSL), respectivamente, com os candidatos a vice-prefeito Fernando do Clube São Bento (PSD) e Roberto Freitas (PSB).

No primeiro turno, Rodrigo e Fernando, da coligação “A mudança vai começar” (PL/PROS/Republicanos/PP/PRTB/ PSD/PTC/PTB), obtiveram 116.020 votos (39,42% do total de votos válidos). Já Jaqueline e Roberto, da coligação “Sorocaba, força e união” (MDB/PSL/PSC/PSB/Patriota) conquistaram 48.955 votos (16,63%).

Dos 485.962 eleitores aptos a votar em Sorocaba, no primeiro turno, no último dia 15, 26,65% não compareceram às urnas, somando 129.485 ausentes. Em 2016, também no primeiro turno, o índice de ausência à votação foi de 19,46%, o que correspondeu, naquele ano, a 89.184 eleitores.

No segundo turno, o horário de votação será das 7h às 17h, como no primeiro, com preferência de voto aos maiores de 60 anos entre 7h e 10h. O uso de máscara é obrigatório para votar e, se possível, o eleitor deve levar a sua própria caneta para assinar o caderno de votação.

No Estado, no total, 16 municípios terão segundo turno nas eleições municipais desse ano. Sorocaba é um deles. Também terão segundo turno as cidades de os municípios de Bauru, Campinas, Diadema, Franca, Guarulhos, Limeira, Mauá, Mogi das Cruzes, Piracicaba, Praia Grande, Ribeirão Preto, São Paulo, São Vicente, Taboão da Serra e Taubaté. O horário eleitoral gratuito em rádio e televisão termina amanhã (27). (Ana Cláudia Martins)