Buscar no Cruzeiro

Buscar

Urbes reforça direitos dos idosos no transporte coletivo e trânsito

01 de Outubro de 2019 às 17:08

Urbes reforça direitos dos idosos no transporte coletivo e trânsito A gratuidade no transporte coletivo municipal a partir dos 60 anos é garantida por lei municipal desde 2006. Crédito da foto: Prefeitura de Sorocaba

Sorocaba é uma das poucas cidades brasileiras a garantir a gratuidade no transporte coletivo municipal a partir dos 60 anos para os que residem na cidade. O direito, garantido por lei municipal desde 2006, é concedido através do Cartão Sênior.

Dentro do transporte coletivo, a terceira idade também tem garantido o direito a se sentar em lugares reservados, assim como a mulher grávida e a pessoa com deficiência ou obesidade também tem. Esse direito é previsto em lei federal. Mas, mais do que um direito, ceder o lugar dentro do ônibus para quem precisa é um ato de gentileza e cordialidade.

Já se o assunto é o trânsito, pessoas com mais de 60 anos têm direito a usufruir das vagas especiais de estacionamento se tiverem a credencial própria para isso. Trata-se de um direito previsto pelo Conselho Nacional de Trânsito e que tem por objetivo facilitar a mobilidade do público da terceira idade.

Como solicitar o cartão sênior?

Para solicitar o cartão sênior o idoso deve comparecer à Central de Atendimento do Terminal São Paulo ou em uma das unidades da Casa do Cidadão com um comprovante de endereço e um documento que ateste a sua idade e retirar gratuitamente o Cartão Sênior. O atendimento é feito de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h.

Vale destacar também que as pessoas com 65 anos ou mais podem usufruir da gratuidade ao apresentarem qualquer documento de identificação que contenha uma foto e a sua idade.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3331-5000 ou pelo Fale Conosco disponível no site da Urbes.

Como solicitar a credencial de estacionamento?

A credencial pode ser solicitada em uma das Casas do Cidadão e também na sede da Urbes, onde devem ser entregue o requerimento, disponível no site, além de outros documentos. Os idosos precisam apresentar cópia da carteira de identidade e de um documento, em nome do solicitante, que comprove o local de sua residência. Não é obrigatória a presença do idoso no ato do cadastramento. Outra pessoa, desde que comprove a ligação com o requerente, poderá fazer a entrega da documentação exigida.

Endereços

Atendimento da Urbes – Trânsito e Transportes – Rua Pedro de Oliveira Neto, 98, Jardim Panorama.

Casa do Cidadão Ipanema – Av. Ipanema, 3.349

Casa do Cidadão Itavuvu – Av. Itavuvu, 3.415

Casa do Cidadão Éden – Rua Bonifácio de Oliveira Cassu

Casa do Cidadão Ipiranga – Rua Estado de Israel, 424

Casa do Cidadão Brigadeiro Tobias – Av. Bandeirantes, 4.155

Casa do Cidadão Nogueira Padilha – Av. Nogueira Padilha, 1.460

Casa do Cidadão do Paço – Av. Eng.Carlos Reinaldo Mendes, 3.041

O atendimento é das 9h às 16h. Outras informações pelo telefone 3331-5000 e pelo site da Urbes. (Fabiana Sorrilha - Prefeitura de Sorocaba)

[irp posts="171693" ]