Buscar no Cruzeiro

Buscar

Urbes prepara projeto para alargar calçadas de centro de Sorocaba

21 de Julho de 2019 às 06:30
Ana Claudia Martins [email protected]

Urbes prepara projeto para alargar calçadas Fase de teste na rua da Penha ocorreu entre fevereiro e março. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (19/2/2019)

A Urbes deverá retomar em breve o projeto de ampliação das calçadas do centro de Sorocaba, que ficou conhecido como “Faixa Verde”. O projeto definitivo após a fase de testes, que durou 36 dias, está sendo finalizado pela Urbes e é baseado nos dados recolhidos na fase experimental, que foi colocada em prática de fevereiro a março deste ano em 255 metros da rua da Penha, entre os cruzamentos das ruas Miranda de Azevedo e Coronel Benedito Pires.

A Urbes não adiantou detalhes do projeto final, mas informou que o principal objetivo da medida é priorizar os pedestres com o alargamento das calçadas, sem eliminar a circulação dos carros. Haverá redução da faixa de rolagem para os veículos.

[irp posts="77817" ]

 

Segundo a Urbes, o projeto prevê a instalação de iluminação em led, paisagismo e mobiliários urbanos como bancos e floreiras. “O projeto está sendo finalizado com base nos dados recolhidos e brevemente será divulgado na íntegra, com a solução que deverá ser adotada naquele trecho da rua da Penha”, disse a empresa pública. Não foi informado se o projeto será levado para outras ruas além da Penha.

A ampliação experimental das calçadas na rua da Penha dividiu as opiniões de motoristas e pedestres, com uma parte favorável ao projeto e outra contrária. Os pedestres gostaram da medida porque em algumas ruas da área central e em determinados horários o fluxo de pessoas nas calçadas é grande, e em alguns trechos elas são consideradas pequenas. Já entre os motoristas e comerciantes, nem todos aprovaram. Para os condutores, a retirada de vagas de estacionamento na via foi um ponto negativo. Alguns comerciantes disseram que a medida atrapalhou as vendas.

Pesquisa de avaliação da proposta indicou que 70,6% gostaria que a ampliação experimental das calçadas fosse permanente, e que 55,9% gostou do novo desenho da rua da Penha.

A Urbes afirma que a faixa verde foi amplamente divulgada na época do teste. (Ana Cláudia Martins)