Buscar no Cruzeiro

Buscar

Urbes muda sistema para compra do passe escolar

28 de Dezembro de 2019 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Urbes muda sistema para compra do passe escolar Os estudantes poderão comprar quantas passagens quiserem até o limite de 50. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (10/1/2018)

A partir de janeiro, cerca de 50 mil estudantes das redes de ensino municipal, estadual, particular e faculdades de Sorocaba terão mudanças na forma de solicitar o “passe estudante”. Isso porque a Urbes implantou um novo procedimento, chamado Sistema Urbes Estudante. Assim, o cadastramento e recadastramento dos usuários que utilizam o passe estudante poderá ser feito pelo site da Urbes e via celular, por meio do aplicativo que estará disponível tanto na loja do Play Store (Android) quanto na loja da Apple (sistema IOs). Em Sorocaba, estudantes têm 50% de desconto na tarifa e pagam R$ 2,70. O passe social custa R$ 4,40.

Com o novo sistema, vários processos para o cadastramento e recadastramento dos estudantes serão suprimidos. Mais de 515 mil deslocamentos dos estudantes ao ano, entre a secretaria da escola e os postos de vendas, não precisarão mais ser realizados.

De acordo com a Urbes, os estudantes ou seus responsáveis deverão realizar o cadastramento, acompanhar o pedido e receber orientações pelo site ou pelo aplicativo da solicitação. Já as escolas podem confirmar a frequência dos alunos às aulas via computador e a Urbes confere se está tudo certo para a venda dos passes, de forma eletrônica.

Para esclarecer as mudanças aos usuários, a empresa responsável pela implantação do Sistema Urbes Estudante disponibilizará um tutorial que, no início de 2020, estará disponível no site da Urbes (urbes.com.br). O site também disponibilizará acesso ao sistema de cadastramento.

Por meio do Sistema Urbes Estudante os alunos ou seus responsáveis poderão acompanhar o status do cadastro e se a compra dos passes está liberada. “O papel deixa de existir, já que tudo é feito de forma 100% eletrônica”, afirma Gilvana Bianchini, diretora administrativa financeira da Urbes.

Com a implantação do novo sistema, os estudantes também poderão comprar quantas passagens quiserem, no limite de 50 créditos ao mês. Atualmente, o estudante só pode comprar uma única vez, limitado em até 50 passes. (Ana Cláudia Martins)