Buscar no Cruzeiro

Buscar

Urbes faz fiscalização surpresa nos ônibus do transporte coletivo

17 de Fevereiro de 2019 às 10:22

Veículos foram verificados. Foto: Divulgação/ Secom

Uma fiscalização surpresa foi realizada. na madrugada deste domingo (17), pela Urbes – Trânsito e Transportes na garagem da concessionária Consórcio Sorocaba (Consor). De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba, atendendo à determinação do prefeito José Crespo, a Urbes intensifica a fiscalização dos serviços prestados pelas empresas que operam o sistema do transporte público coletivo em Sorocaba.

Segundo informa o Município, nesta madrugada, o secretário de Mobilidade e Acessibilidade da Prefeitura e presidente da Urbes-Trânsito e Transportes, Luiz Alberto Fioravante, enviou diretores à garagem da concessionária Consórcio Sorocaba (Consor), localizada na Vila Assis. A partir das 4h iniciou a ação de averiguação sem aviso prévio, neste dia da semana em que as operadoras do sistema mantém profissionais atuando em escala de plantão.

De acordo com a Prefeitura de Sorocaba, a ação constatou ônibus com o funcionamento prejudicado do alerta sonoro da rampa de acessibilidade para cadeirantes, com falha no sistema de compressão e com a luz de ré danificada. A equipe de fiscais nesta madrugada foi supervisionada pelo diretor de Transporte Urbano da Urbes, Sérgio Pires e pelo gestor de controladoria da Urbes, Wilson Pereira Saboya, além de fiscais. A equipe averiguou os horários das saídas da garagem, a conservação dos veículos, o funcionamento dos equipamentos obrigatórios e seus acessórios e acompanhou o sistema que monitora por GPS e em tempo real, os deslocamentos dos ônibus em circulação pela cidade.

Ainda segunodo as autoridades, os veículos que apresentaram algum problema estão impedidos de circular até que as falhas sejam reparadas. Porém, a prefeitura afirma que a empresa trabalha com frota reserva e assim não há prejuízo para o atendimento da população. Os reparos serão realizados na oficina da própria Consor, o que daria agilidade no conserto. “A fiscalização é rotineira, mas desta vez tivemos o fator surpresa de ser em um domingo”, disse em nota o presidente da Urbes, Luiz Alberto Fioravante. Também foram averiguadas as condições das oficinas e o estoque de peças de reposição.

O diretor de Transporte Urbano da Urbes, Sérgio Pires, alega que a ação deste domingo demonstra a intensificação da exigência do cumprimento das cláusulas contratuais. O gestor de controladoria da Urbes, Wilson Pereira Saboya, explica que a Consor pode ser multada se as falhas constatadas permanecerem, no entanto, avalia que durante a inspeção foi constatado que a prestadora do serviço possui condições adequadas de peças em estoque, demonstrando capacidade para cumprir as regras ao atender a operação do sistema.

Galeria

Confira a galeria de fotos