Buscar no Cruzeiro

Buscar

Urbes amplia serviço em linhas de ônibus

04 de Março de 2021 às 00:01

Urbes amplia serviço em linhas de ônibus Mudanças fazem parte do plano de melhorias do transporte coletivo. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (7/8/2020)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes Trânsito e Transporte, promoveu nesta semana novas melhorias em quatro linhas de ônibus: 17 - Central Parque, 18 - Quintais do Imperador, 52 - Cidade Universitária e 81 - Carandá. Nas duas primeiras, houve a ampliação do itinerário e nas outras duas, a criação de novas viagens ao dia, diminuindo o tempo de espera.

As alterações fazem parte do plano de melhorias do transporte coletivo, adotado desde o início deste ano pela atual Administração Municipal, o que tem garantido o aumento gradual da frota de ônibus e a diminuição do intervalo entre viagens, como forma de evitar aglomerações.

A linha Central Parque já opera, desde segunda-feira (1º), com a ampliação do itinerário ao Piazza Di Roma, incluindo a rua Comendador Vicente Amaral, até o novo Condomínio Serra Bonita. Já, a linha Quintais do Imperador teve em seu itinerário incluída uma parada na estrada José Ribeiro Leite, próximo ao bairro Monte Líbano.

Para atender estudantes e funcionários da Universidade de Sorocaba (Uniso), a linha Cidade Universitária ganhou novos horários em dias úteis. Agora, também há saídas partindo do Terminal São Paulo, às 7h, 7h44, 13h45, 17h45 e 18h45, e da Uniso, às 13h10, 14h15 e 17h10. Ainda, de segunda a sexta-feira, a linha Carandá dispõe de saídas extras do bairro, às 6h10, 7h22 e 8h45, e partindo do terminal Santo Antônio, às 16h15, 17h30 e 18h40.

Com mais essas alterações no transporte público coletivo, a Urbes registra, desde o inicio do ano, a criação de 1.313 novas viagens, o que aumentou a capacidade de transporte em 78 mil lugares. Sorocaba conta, atualmente, com uma frota de 331 ônibus, dos quais 31 acrescidos somente em 2021.

Monitoramento

A Urbes informa que vem monitorando diariamente e adequando as linhas de maior fluxo de usuários do transporte público, como forma de evitar aglomerações. “As intervenções consistem em diminuir os intervalos de espera e aumentar a oferta de veículos em dias úteis, sábados, domingos e feriados, nos horários de pico e entrepico de movimento. As manobras feitas, desde o início deste ano, já atenderam 41 das 111 linhas”, destaca o diretor-presidente da Urbes, Luiz Carlos Siqueira Franchim.

A empresa ainda está operando com 100% da frota de ônibus, como forma de garantir a devida locomoção de usuários do sistema, com menor risco de disseminação da Covid-19. Técnicos da Urbes continuam monitorando todo o sistema e, sempre que necessário, novos ajustes serão efetuados, conforme houver demanda de passageiros e viabilidade.

Horários

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes Trânsito e Transporte, recomenda a utilização de ferramentas tecnológicas para consultar, de maneira simples, os horários do transporte público, sobretudo em tempos de pandemia e de importância da prevenção contra a Covid-19.

Os aplicativos Info Bus e Cittamobi estão disponíveis para download, tanto para tecnologia Android, quanto para iOS. Além da compra de créditos, o aplicativo mostra, em tempo real, a distância do veículo até o ponto de ônibus que o passageiro se encontra.

Os horários dos ônibus também podem ser consultados na página da Urbes (www.urbes.com.br/comunidade/consulta-por-horarios) ou pelo telefone, discando 118, opção 2. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)