Sorocaba e Região

Urbes amplia demanda de passageiros em 20 linhas de ônibus

Em oito dessas linhas, a Urbes realizou alterações em horários de entrepico
Sorocaba conta com ampliação na frota de ônibus. Crédito da foto: Fábio Rogério (07/08/2020)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transporte, promoveu novas mudanças no transporte público, com o objetivo de evitar aglomerações, sobretudo nos horários de pico. Desde domingo (17), 20 linhas tiveram o número de viagens ampliadas, gerando um aumento na capacidade de transporte de 34.200 usuários, por dia.

As alterações ocorreram por meio de remanejamento da frota, a priorizar o atendimento em linhas de maior demanda em horários de pico: 28 – Mineirão, 31 – Cajuru, 62 – São Bento, 62/1 – São Bento 2, 81 – Carandá, 81/1 – Altos de Ipanema, 60 – Ouro Fino, 73 – Júlio de Mesquita Filho, 77 – Santa Bárbara, 110 – Vitória Régia, 120 – Paineiras, 131 – Casa Branca, 140 – TVR/TSA, 200 – Norte/Sul, 03 – Novas Esperança, 14 – Santa Rosália, 53 – Éden, 17 – Central Parque, 40 – Vila Jardini e 31 – Cajuru.

Leia mais  Vacinação de idosos de 80 anos ou mais será nesta sexta-feira (5)

Em oito dessas linhas, a Urbes realizou alterações em horários de entrepico: 03 – Novas Esperança, 14 – Santa Rosália, 31 – Cajuru, 28 – Mineirão, 62 – São Bento, 53 – Éden, 81 – Carandá e 81/1 – Altos de Ipanema.

“Iniciamos, desde o dia 7 de janeiro, as ações de ampliação da frota e de horários dos ônibus e há linhas que já passaram mais de uma vez por alteração no número de viagens, tudo para evitar aglomeração. Essa, agora, foi a primeira vez que alteramos a oferta nos horários de entrepico, necessidade que constatamos a partir do monitoramento diário do sistema”, explica o diretor-presidente da Urbes, Luiz Carlos Siqueira Franchim.

Ele lembra que o transporte coletivo de Sorocaba contava com um  total de 380 ônibus, número que foi reduzido para 300 pela gestão anterior, durante a pandemia. “A nossa meta é que, até o fim de fevereiro, estejamos de novo com 380 ônibus em operação. Estamos analisando a demanda e a viabilidade disso”, complementa Franchim.

Leia mais  Fiscalização fecha quatro bares por falta de alvará em Sorocaba

Consulta de horários

Os horários dos ônibus também podem ser consultados na página da Urbes ou pelo telefone, discando 118, opção 2.

A Urbes recomenda, ainda, a utilização de ferramentas tecnológicas para consultar, de maneira simples, os horários do transporte público, sobretudo em tempos de pandemia e de importância de prevenção contra a Covid-19.

Os aplicativos Info Bus e Cittamobi estão disponíveis para download, tanto para tecnologia Android, quanto para iOS. Além da compra de créditos, o aplicativo mostra, em tempo real, a distância do veículo até o ponto de ônibus em que o passageiro se encontra. (Da Redação, com informações da Urbes – Trânsito e Transporte)

Comentários