Urbes amplia atendimento em mais cinco linhas de ônibus
Sorocaba conta, atualmente, com uma frota de 331 ônibus. Crédito da foto: Emídio Marques (19/6/2019)
A Urbes – Trânsito e Transporte aumentou o atendimento de passageiros em mais cinco linhas de ônibus, desde a manhã de segunda-feira (22). Esta é a terceira ampliação no mês de março. As ações buscam evitar aglomerações e fazem parte do plano de melhorias contínuas da Prefeitura de Sorocaba.
As novas manobras atendem passageiros das linhas: 12 – Guadalajara, 17 – Central Parque, 48 – Aparecidinha/Castelinho, 65/1 – Campolim/General Carneiro e 303 – Interbairros III. As mudanças garantem mais 3.300 lugares disponíveis. Desde o inicio do ano, foi registrada a criação de 1.441 novas viagens, o que aumentou a capacidade do transporte em 86.460 lugares.
Na linha 12 – Guadalajara, são 12 viagens a mais em dias uteis, com redução do intervalo de 76 para 36 minutos. Na linha 17 – Central Parque, são 26 viagens a mais e redução do intervalo de 20 para 15 minutos. Já, a linha 48 – Aparecidinha/Castelinho ganhou mais um veículo da frota, para atendimento ao Jardim Topázio em dias úteis. A linha 65/1 – Campolim/General Carneiro retornará à operação normal aos sábados, enquanto a 303 – Interbairros III dispõe de mais sete viagens em dias uteis e redução do intervalo entre viagens de 12 para nove minutos.
Com essas iniciativas, desde o início deste ano, 50 das 111 linhas em operação já foram atendidas com melhorias, seja em horários de pico ou entrepico, para evitar aglomeração. Sorocaba conta, atualmente, com uma frota de 331 ônibus, todos eles em operação, dos quais 31 acrescidos somente em 2021.
Ainda em março
No último dia 15, a Urbes já havia promovido mudanças nas linhas 02 – Brasilândia, 19 – Progresso, 24 – Guadalupe, 44/1 – Tatiana, 53 – Éden, 62/1 – S. Bento 2, 66 – Ipatinga, 67 – Ipanema das Pedras; 100 – Expresso e 307 – Interbairros VII, que passaram a contar com um total de 63 viagens a mais por dia.
No dia 1º de março, houve ampliação de itinerário nas linhas 17 – Central Parque e 18 – Quintais do Imperador, além de criação de novas viagens nas linhas 52 – Cidade Universitária e 81 – Carandá, reduzindo o tempo de espera.
Consulta de horários
Sobretudo em tempos de pandemia e de importância da prevenção contra a Covid-19, a utilização de ferramentas tecnológicas para consultar os horários do transporte público ou comprar créditos é uma alternativa simples e eficiente, disponível em Sorocaba gratuitamente.
O uso dos aplicativos CittaMobi e Info Bus tem sido uma recomendação da Urbes, pois, com eles, é possível acompanhar, em tempo real, a distância do veículo até o ponto de ônibus em que o passageiro se encontra, ambos disponíveis para download, tanto para tecnologia Android, quanto para iOS. Os aplicativos também dispõem de canal aberto de comunicação para que os passageiros apontem melhorias e deem sugestões.
Uma das ferramentas ainda possui uma versão acessível às pessoas com deficiência visual: o CittaMobi Acessibilidade. O aplicativo tem a funcionalidade de previsão de horário de chegada do ônibus no ponto e emite aviso sonoro e vibratório, que informa quando o passageiro está próximo do destino.
Os horários dos ônibus também podem ser consultados na página da Urbes ou pelo telefone, discando 118, opção 2. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)