Buscar no Cruzeiro

Buscar

Urbes adota cores diferenciadas para ônibus convencionais em Sorocaba

22 de Junho de 2019 às 00:01

Urbes adota cores diferenciadas para ônibus convencionais em Sorocaba Pelo menos 30 veículos amarelos já estão em operação nas linhas. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (31/5/2019)

Acostumado a observar os ônibus verdes com detalhes em cinza, o sorocabano passou a se deparar, há quase 20 dias, com cores diferentes em pelo menos 30 veículos do transporte coletivo convencional: estes têm as partes frontal e traseira amarelas, com a lateral se mantendo em cinza. Segundo a Urbes - Trânsito e Transportes, os novos ônibus não tiveram custos extras ao município, já que as despesas constam no contrato de concessão com a Consor, “para garantir a manutenção da idade média da frota”. Portanto, quando houver novas substituições de veículos, será continuada gradativamente a padronização de cores e layouts.

[irp posts="133631" ]

 

À parte aos convencionais, os futuros ônibus do BRT terão a cor azul. As obras do BRT em Sorocaba, quando anunciadas, tinham previsão de ser entregues em 24 meses, ou seja, setembro de 2020.

Já os veículos do Transporte Especial e os elétricos, que serão vermelhos e verdes, respectivamente, ainda não tem prazo para começarem a circular. Além das cores, o novo layout carrega nas laterais dos ônibus os dizeres “urbano”, “+ Sorocaba”, o logotipo da Prefeitura e um desenho simulando os traços do Paço Municipal.

Em relação aos veículos amarelos já em operação, as linhas atendidas são 02 Brasilândia, 05 Vila Carvalho, 08 Trujillo, 19 Progresso, 20 Carol, 21 Lopes de Oliveira, 23 Industrial, 26 Ipanema, 36 Porcel, 39 Aldeia dos Laranjais, 45 Retiro São João, 50 Hungarês, 54 Paes de Linhares, 56 Iguatemi, 61 Iporanga e 79 Policlínica.

Os ônibus têm carroceria Caio, modelo Apache Vip 4, mecânica Volkswagen e são menos poluentes, informa a Urbes. Eles são equipados com rede Wi-Fi, contam com entradas USB nos bancos para funcionar como carregador e possuem duas áreas reservadas para pessoas com deficiência que utilizam cadeiras de roda.

Os veículos convencionais verde e prata, ainda maioria da frota, estão em circulação há pelo menos oito anos. A cor foi adotada no segundo mandato do prefeito Vitor Lippi (PSDB). (Da Redação)