Buscar no Cruzeiro

Buscar

UPH Zona Norte e UPA do Éden começam a atender pacientes com Covid-19

06 de Julho de 2020 às 07:24

Equipe da GCM salva bebê que engasgou com leite materno Fachada da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Éden, em Sorocaba. Crédito da foto: Secom Sorocaba

A Unidade Pré-Hospitalar (UPH) da Zona Norte e a Unidade de Pré Atendimento (UPA) Éden começam nesta segunda-feira (6) a atender pessoas com suspeita ou confirmação da Covid-19. Segundo a Prefeitura de Sorocaba, ambas serão os novos estabelecimentos de saúde de referência, além da UPH Zona Leste.

O anúncio foi feito sexta-feira (3) pelo Comitê de Combate à Covid-19. A decisão foi tomada após a UPH Zona Leste atingir sua capacidade total de atendimentos. A medida segue o Plano de Contingência de Enfrentamento ao Novo Coronavírus pactuado com a Secretaria Municipal da Saúde de Sorocaba.

Segundo o médico e coordenador do comitê, Fernando Brum, este fluxo segue a terceira etapa do plano de contingência. Consequentemente, poderá haver mudanças no fluxo de atendimentos da cidade, conforme a necessidade observada na assistência de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). “Planejamos cinco etapas diferentes. Quando a capacidade de atendimentos da terceira atingir 50% iniciaremos a preparação da quarta etapa. Somente partiremos para a próxima etapa quando a capacidade atingir 75%”, explica Brum.

Os Prontos-atendimentos São Guilherme, Laranjeiras, Brigadeiro Tobias e a UPA Éden também atenderão a esses pacientes. Segundo a Prefeitura, por estarem em locais distantes da área central e para evitar grandes deslocamentos desses moradores.

[irp posts="268310" ]

 

Caso seja necessário, esses pacientes poderão ser transferidos às unidades referências. A UPH Oeste continua com o papel de atender pacientes adultos e infantis sem problemas respiratórios. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)