Buscar no Cruzeiro

Buscar

UPH Norte tem reclamações de atendimento a pacientes de Covid-19

17 de Julho de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

UPH Norte tem reclamações de atendimento a pacientes de Covid-19 Unidade começou a ser referência em Covid no dia 6, conforme o plano de contingência da Prefeitura de Sorocaba. Crédiot da foto: Vinícius Fonseca

Usuários e profissionais de saúde da Unidade Pré-Hospitalar (UPH) da Zona Norte reclamam das condições inadequadas de atendimento a pacientes com suspeita ou confirmação de coronavírus no local. A UPH começou a ser referência no atendimento Covid no último dia 6, conforme o plano de contingência de combate ao novo coronavírus da Prefeitura de Sorocaba.

Questionada, a Prefeitura de Sorocaba disse que enviaria ainda quinta-feira (16) uma equipe fiscalizadora da Secretaria da Saúde (SES) para visitar a unidade e verificar os atendimentos.

A reportagem do jornal Cruzeiro do Sul recebeu um vídeo com imagens feitas dentro da unidade onde pacientes com suspeita de Covid-19 estão em quartos sem nenhum tipo de isolamento. O quarto não possui porta e é fechado por uma cortina, e também possui abertura no teto.

Isolamento

Além disso, infectologistas ouvidos pela reportagem afirmam que pacientes suspeitos de coronavírus não devem ficar no mesmo quarto, pois se um for positivo poderá contaminar o outro que poderia estar negativo para a doença. Mas, na UPH, as imagens mostram dois pacientes por quarto. Contudo, se são somente casos suspeitos, eles teriam que estar em ambientes diferentes para evitar a contaminação.

Já no caso de ambos positivos para coronavírus, os infectologistas recomendam que eles fiquem em isolamento, em ambientes fechados até o teto, para que não haja comunicação com o exterior. “A cortina, como mostra as imagens, não veda; até porque ela é aberta em cima. Além do que, ao mexer, ela faz com que seja disseminado o vírus, ou seja, espalhe mais pelo ambiente. Outra questão: sem o isolamento adequado, não é ideal que os leitos para pacientes Covid fiquem próximos à entrada da UPH, como mostram as imagens”, afirmam os especialistas, que preferiram não divulgar seus nomes.

UPH Norte tem reclamações de atendimento a pacientes de Covid-19 Conforme infectologistas, pacientes com suspeita da doença não devem dividir quarto. Crédito da foto: Reprodução

Eles disseram ainda que, sem o isolamento adequado, é preciso redirecionar o fluxo de entrada dos pacientes na unidade, ou então mudar o local onde estão sendo atendidos os pacientes Covid.

No refeitório da UPH Zona Norte a situação mostrada nas imagens também estaria em desacordo com as orientações sanitárias de prevenção e segurança para evitar a contaminação pelo coronavírus. As pessoas aparecem sentadas juntas nas mesas, sem distanciamento seguro, e promovendo aglomeração. O ideal seria uma escala para os funcionários fazerem suas refeições, evitando muitas pessoas ao mesmo tempo no local.

[irp posts="271436" ]

 

A SES disse que entrou em contato com o Instituto Diretrizes, a organização social de saúde que é responsável pela gestão da unidade,  para explicar quais são as adaptações ao atendimento especializado a pacientes com suspeita ou confirmação da doença, assim que a unidade tornou-se referência. “Caso haja irregularidades, a secretaria tomará as devidas providências. Nos próximos dias, após a visita, será elaborado um relatório técnico”, afirma a SES. (Ana Cláudia Martins)

Galeria

Confira a galeria de fotos