Buscar no Cruzeiro

Buscar

UPA do Jd. Paulista sediará Policlínica de Votorantim

19 de Abril de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

UPA do Jd. Paulista sediará Policlínica de Votorantim Unidade de saúde está pronta há seis anos, mas nunca funcionou. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (10/8/2017)

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Votorantim, do Jardim Paulista, será transformada em uma Policlínica de especialidades. A UPA está pronta há mais de seis anos, mas nunca funcionou por falta de recursos. Após tanto tempo fechada e deteriorada, o prédio da unidade de saúde passará por uma reforma, que deverá começar nesta segunda-feira (20). A informação é da Prefeitura de Votorantim, que anunciou a medida na tarde de sexta (17).

De acordo com a Secretaria de Saúde, o prédio do Jardim Paulista receberá uma Policlínica onde haverá diversas especialidades médicas além de serviços de diagnóstico e ambulatório, sem a necessidade de internamento.

O jornal Cruzeiro do Sul mostrou em diversas reportagens ao longo dos últimos anos, a situação de duas UPAs de Votorantim, que estavam prontas, mas não entravam em funcionamento por falta de recursos.

A Prefeitura de Votorantim afirmava que não tinha condições de colocar as duas UPAs em funcionamento devido aos custo elevado mensal das unidades, além da contratação de profissionais de saúde e equipamentos. As UPAs, diferentemente das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), funcionam 24h e assim têm custos mensais mais elevados.

Construídas com recursos do governo federal, por meio do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Votorantim chegou até a pedir a pasta federal a devolução das UPAs, já que não tinha condições de colocá-las em funcionamento, e os prédios estavam em deterioração, com paredes pichadas, mato alto, e estragos internos nas duas unidades.

Porém, o Ministério da Saúde disse que caberia à Prefeitura de Votorantim dar destinação aos prédios das UPAs, pois não há devolução dos mesmos. Mas, o Ministério da Saúde também recomendou que os recursos repassados ao município para a construção dos prédios fosse devolvido, cerca de R$ 4 milhões.

No ano passado, o Ministério informou que a Secretaria Municipal de Saúde de Votorantim poderia solicitar, até 30 de junho de 2019, a readequação física das propostas de UPAs 24h para um novo desenho da rede de atenção à saúde que o município esteja planejando. “Caso a proposta de readequação física das UPAs seja aprovada pelo Ministério da Saúde, o município fica isento de devolver o incentivo financeiro repassado para a construção dos prédios. Após o parecer do Ministério, o gestor local será o responsável financeiro pela readequação física e abertura do serviço”, disse o órgão federal.

No fim do ano passado, finalmente, a Prefeitura de Votorantim conseguiu colocar a UPA do Parque Jataí em funcionamento, após reformar o prédio por meio de contrapartida da iniciativa privada.

Obras

A previsão é que as obras terminem em três meses, promovendo a reforma das paredes e alicerces, nova pintura interna e externa, bem como reparos na rede elétrica e hidráulica. O investimento, de R$ 325 mil, é uma contrapartida da construtora Direcional Engenharia e, por isso, não irá onerar os cofres públicos.

“Essas parcerias permitem um investimento ainda maior na saúde, já que o que seria utilizado na reforma, será utilizado para compra de equipamentos e outros insumos”, disse a Prefeitura de Votorantim.

O prefeito Fernando de Oliveira Souza afirma que a abertura dos prédios das UPAs era um de seus principais compromissos com a cidade, mas reconhece que as unidades ficaram abandonadas. “São grandes estruturas que ficaram abandonadas em administrações anteriores. Nós, com planejamento, já abrimos a UPA do Jataí e agora iremos reformar esse prédio para que também possamos colocá-lo em funcionamento, ofertando mais atendimentos à população”, aponta.

A pasta municipal avalia que não é viável financeiramente para o município ter as duas UPAs, além do PA do Centro, e que, portanto, a melhor utilização do prédio é com uma Policlínica. (Ana Cláudia Martins)