Buscar no Cruzeiro

Buscar

Universitários criam aplicativo para uso dos fiscais do Procon de Sorocaba

18 de Julho de 2019 às 23:13

A tecnologia como meio para agilizar e otimizar os processos de trabalho dos fiscais do Procon Sorocaba foi a base de um projeto de graduação de alunos da Esamc Sorocaba. Matheus Ramos dos Santos e Geovane Oliveira, do curso de Tecnologia da Informação (TI), criaram um App para uso dos fiscais do órgão no momento das autuações de estabelecimentos comerciais. A iniciativa ocorre por meio de uma parceria da instituição de ensino com o poder público.

Conforme Matheus, o aplicativo seria utilizado em um tablet e possibilita que o profissional do Procon insira as informações digitalmente, ao contrário do método atual de formulários em papel. “O Procon já vai recebendo essa informação na sede para que possa dar andamento aos trâmites internos”, conta. O App permite o preenchimento on-line da autuação, sendo também possível adicionar fotos e possibilitando que a sede do Procon visualize todas as ações em tempo real. O projeto foi apresentado em junho.

[irp posts="143227" ]

 

O superintendente do Procon Sorocaba, Laerte Molleta, avaliou positivamente o aplicativo e afirma que o órgão estuda agora se serão necessárias algumas adequações, além dos trâmites para a compra dos tablets.

Para o coordenador dos cursos de Computação da Esamc Sorocaba, Valdinei Castelan, parcerias com instituições, como essas, são muito importantes para o desenvolvimento das habilidades e competências dos estudantes. “Propor soluções para clientes reais é um ótimo desafio aos alunos, permitindo que coloquem em prática o que aprendem em sala de aula.” Matheus também destaca a possibilidade de presenciar o impacto do trabalho. “Saber que aquilo de fato muda a vida das pessoas que vão utilizar”, conta. (Priscila Fernandes)