Buscar no Cruzeiro

Buscar

Universidades públicas e Unip também suspendem aulas em Sorocaba

16 de Março de 2020 às 11:40
Ana Claudia Martins [email protected]

No campus Sorocaba, a secretaria da Unesp informa que as aulas já estão suspensas nesta segunda (16). Crédito da foto: Adival B. Pinto (18/09/2015)

As duas universidades públicas de Sorocaba (UFSCar e Unesp) e a Unip também anunciaram a suspensão das aulas por conta do novo coronavírus. As medidas foram tomadas pelas instituições de ensino ainda no final de semana.

Na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Sorocaba, as aulas e atividades estão suspensas a partir desta segunda-feira (16) até o próximo dia 29.

A informação foi divulgada no sábado (14) por meio de portaria da própria UFSCar, considerando a situação de emergência em saúde pública devido à propagação do Covid-19. O documento é assinado pela professora Dra. e Reitora Wanda Aparecida Machado Hoffmann.

[irp posts="227848" ]

 

Conforme a UFSCar, a medida suspende as aulas e outras atividades curriculares presenciais dos cursos de graduação, pós-graduação, especialização e aperfeiçoamento nos quatro campi da UFSCar (incluindo Sorocaba), no período de 16 a 29 de março, podendo ser prorrogado de acordo com as necessidades e orientações das autoridades de saúde.

A universidade afirma que segue a determinação para suspensão de atividades escolares e universitárias no Estado de São Paulo, devido aos primeiros casos de contaminação comunitária.

Além disso, a UFSCar afirma que o primeiro relatório do Comitê de Controle e Cuidados em relação ao Covid-19, criado no âmbito da universidade, aponta a gravidade epidemiológica e a dimensão do risco representado por este agravo.

A UFSCar destaca que a determinação “não se aplica a estudantes dos cursos das áreas da saúde em estágio hospitalar, os quais deverão se apresentar normalmente a essas atividades. Fica a critério de suas respectivas coordenações de curso, a manutenção ou interrupção do estágio, a ser decidido a partir desta segunda (16)”.

A medida ainda determina que as atividades dos servidores docentes, técnico-administrativos e funcionários terceirizados sejam replanejadas a partir de hoje, objetivando minimizar os riscos de contaminação do COVID-19. “O replanejamento de que trata o caput será objeto de novas portarias e orientações a serem divulgadas a partir dessa data”, diz a universidade.

Câmpus da UFSCar promove a 6ª edição de sua ‘Feira do livro’ Conforme a UFSCar, a medida suspende as aulas e outras atividades curriculares presenciais dos cursos de graduação, pós-graduação, especialização e aperfeiçoamento. Crédito da foto: Luiz Setti / Arquivo JCS (22/6/2015)

Unesp suspende aulas a partir de terça-feira

A Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus Sorocaba, irá suspender as aulas a partir desta terça-feira (17), segundo comunicado divulgado neste sábado (14) pelo Comitê Unesp Covid-19 com base nas recomendações em vigor no País. No campus Sorocaba, a secretaria da Unesp informa que as aulas contudo já estão suspensas nesta segunda (16).

De acordo com a Unesp, diante das novas diretrizes das autoridades do Ministério da Saúde e do governo do Estado de São Paulo, sobre as medidas temporárias e emergenciais de prevenção de contágio da Covid-19 no Estado, o Comitê Unesp Covid-19 informa que as aulas presenciais estão suspensas a partir de 17 de março, mantendo-se excepcionalmente as atividades acadêmicas dos cursos das áreas de saúde que possam contribuir para a contenção da pandemia.

[irp posts="227487" ]

 

“Em relação às atividades administrativas elas devem ser mantidas, com a adoção das medidas recomendadas no documento enviado às unidades e disponível na página www.unesp.br/covid19”, diz comunicado oficial.

Conforme o comunicado, eventos com público superior a 500 pessoas estão suspensos, e eventos com público inferior a 500 devem, preferencialmente, ser cancelados ou adiados.

Na impossibilidade de suspensão ou adiamento, sua realização deve se dar fora do município de São Paulo e prever a adoção rigorosa das medidas recomendadas no documento citado acima.

A confirmação de matrícula dos calouros fica adiada até a retomada das aulas presenciais, segundo o mesmo comunicado da Unesp. “Sobre os processos seletivos para atribuição de auxílios da Permanência Estudantil, diante de diversas especificidades e potenciais repercussões, uma análise mais aprofundada está sendo conduzida pelo Comitê Unesp Covid-19 e pela Coordenadoria de Permanência Estudantil, de modo que orientações específicas serão publicadas em breve”, diz a Unesp.

Já as Bancas devem ser mantidas, dando-se preferência à utilização de sistemas de videoconferência e outras ferramentas para comunicação a distância; todas as reuniões presenciais, incluindo as de órgãos colegiados, devem ser evitadas, priorizando-se os encontros por sistemas de videoconferência e outras ferramentas para comunicação a distância; recomenda-se que pessoas dos grupos mais vulneráveis às formas graves da doença (idosos acima de 70 anos, diabéticos, pneumopatas, imunossuprimidos, com doenças cardiovasculares ou oncológicas) sejam remanejados para funções/locais de trabalho sem contato frequente com público.

A Unesp afirma ainda que todos os estudantes, intercambistas e trabalhadores (professores, pesquisadores e técnico-administrativos) vindos do exterior não devem frequentar os ambientes universitários, guardando quarentena por um período de 7 dias a contar da data do desembarque. Caso apresentem febre e tosse ou dispneia (falta de ar) devem procurar a unidade de saúde. Caso apresentem outros sintomas, devem ligar para 136.

As atividades da Universidade Aberta à Terceira Idade seguem temporariamente suspensas. “Todas as recomendações podem ser revistas em qualquer tempo em face da modificação do cenário global, nacional e regional da pandemia, bem como das determinações e orientações das autoridades sanitárias”, diz a Unesp.

[irp posts="228181" ]

 

Unip suspende aulas de 16 a 29 deste mês

A Universidade Paulista (Unip), campus Sorocaba, também suspendeu suas atividades presenciais (pedagógicas, esportivas, culturais e de extensão), a partir desta segunda-feira (16) até o próximo dia 29.

A Unip informa que a medida foi tomada em “razão da crescente disseminação do coronavírus no Brasil e o posicionamento das autoridades da saúdem preventivamente, pelo bem-estar de alunos, de professores e de colaboradores de todo o País.

Segundo a Unip, as atividades não presenciais desenvolvidas na modalidade de Educação a Distância (EaD) terão o andamento normal. “A Unip informa que se trata de medida preventiva e que a situação será continuamente analisada no decorrer do período da suspensão de atividades. Todas as informações e orientações serão imediatamente comunicadas aos interessados, pelo site e pelas redes sociais da instituição”, divulgou.

A Unip informa ainda que nos próximos dias serão publicadas as orientações de como se dará a continuidade dos estudos.