Buscar no Cruzeiro

Buscar

Unidades do Poupatempo e Detran em Sorocaba seguirão fechadas

29 de Maio de 2020 às 14:39
Ana Claudia Martins [email protected]

O governo informa que, durante todo o período de quarentena, a entrega de documentos como CNH e RG foi mantido. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (29/5/2020)

A assessoria de imprensa do governo do Estado informou, na tarde desta sexta-feira (29), que as unidades do Poupatempo e do DetranSP, em Sorocaba, não estarão abertas a partir do dia 1º de junho.

Deste modo, as duas unidades continuam fechadas e, até o momento, ainda não há uma data definida para a reabertura das unidades estaduais. As unidades do DetranSP e do Poupatempo estão fechadas, em todo o Estado, para o atendimento presencial ao público desde o último dia 21 de março, por conta de decreto estadual de calamidade pública, em função da pandemia do novo coronavírus.

O Cruzeiro do Sul questionou o governo estadual a respeito, que afirma que “a suspensão do atendimento presencial dos serviços da administração pública aos cidadãos continuará até que os gestores de cada secretaria e/ou autarquia analisem a demanda local à luz da fase de flexibilização dos municípios onde estão localizados os serviços. A ampliação do atendimento digital do Poupatempo e DetranSP, que concentram a maior parte da demanda, tem ocorrido, permitindo ao cidadão acesso aos serviços”, diz.

Enquanto as unidades continuam fechadas, o governo estadual orienta que as pessoas busquem os atendimentos dos dois órgãos de forma digital, ou seja, por meio dos sites oficiais, pela internet.

O governo informa que, durante todo o período de quarentena, a entrega de documentos como CNH e RG foi mantido. A solicitação e agendamento para a retirada é feita pelo Fale Conosco, no Portal do Poupatempo, ou pelos telefones: de fixo 0300 847 1998 para os demais municípios do Estado de SP; de celular: (11) 4135-9700, todos os municípios de São Paulo.

Para os casos de CNH, o prazo dos documentos vencidos, a partir de 19/2, foi prorrogado, conforme portaria do Contran.

Desde o início da quarentena, o Poupatempo realizou mais de 3 milhões de atendimentos, para diversos serviços, pelo portal, Fale Conosco, atendimento telefônico e pelo aplicativo Poupatempo Digital.

O site oficial do DetranSP também disponibiliza mais de 40 serviços para os cidadãos. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (29/5/2020)

App Poupatempo Digital

Além dos 40 serviços digitais do portal oficial do Poupatempo, o cidadão também pode baixar o aplicativo Poupatempo Digital. Gratuito nas plataformas Android e iOS, o app disponibiliza mais de 60 serviços eletrônicos pelo celular.

“Mesmo com o fechamento temporário das 76 unidades do Poupatempo, por meio da versão mobile é possível consultar e realizar diversos serviços como a solicitação da segunda via da CNH, Certidão de Prontuário, Consulta de Pontos, Indicação de Condutor, Licenciamento de veículos (CRLV), IPVA 2020, acordo da CDHU, acesso ao Seguro Desemprego, Carteira de Trabalho, entrou outros”, diz o órgão estadual.

O site oficial do Poupatempo é o www.poupatempo.sp.gov.br.

Licenciamento veicular 100% digital

O site oficial do DetranSP também disponibiliza mais de 40 serviços para os cidadãos. Além disso, o órgão estadual lançou no último dia 14, o Licenciamento veicular 100% digital. O documento pode ser obtido online pelos sites do DetranSP ou Denatran, e ainda através do aplicativo “Carteira Digital de Trânsito (CDT)”.

A emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) pela internet atende a Deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº180/19, que estabelece a substituição do CRLV em papel pela via eletrônica, chamada de CRLV-e.

Nas plataformas digitais estão disponíveis os licenciamentos de 2019 e 2020. A impressão do documento do veículo pode ser feita em casa em uma impressora comum, no papel A4, em tinta preta, em página única.

Para acesso ao aplicativo CDT, o login é feito com os dados do cadastro no portal de serviços do Denatran, informando o CPF e a senha. Usuários novos precisarão se cadastrar, seguindo o passo a passo informado.

Para o CRLV-e ser emitido, o veículo precisa estar com todos os débitos vinculados quitados, além do pagamento em dia do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestres (DPVAT).

O site oficial do DetranSP é o www.detran.sp.gov.br.

Delegacia da Receita Federal também não abrirá

A Delegacia da Receita Federal em Sorocaba também não irá reabrir nesta segunda-feira (1º). Segundo o delegado da Receita Federal do Brasil em Sorocaba, Ari José Brandão Júnior, não há, ainda, uma data definida para o retorno do atendimento presencial nas unidades.

A Receita afirma que permanecem com funcionamento normal, todos os serviços do órgão federal prestados por meio dos seguintes canais de atendimento ao contribuinte: página da Receita Federal na Internet (http://www.receita.economia.gov.br); Portal e-CAC (https://cav.receita.fazenda.gov.br); Fale Conosco (http://receita.economia.gov.br/contato/fale-conosco), e CHAT RFB (http://receita.economia.gov.br/contato/chat).

Já as solicitações relativas ao cadastro de CPF poderão ser atendidas, ainda, pelo e-mail: [email protected]. Para outras solicitações, dúvidas ou esclarecimentos, disponibilizamos o e-mail: [email protected] e o telefone (15) 4009-4500.

Galeria

Confira a galeria de fotos