Buscar no Cruzeiro

Buscar

Unidades de saúde em Sorocaba recebem caixas de intubação Covid

27 de Maio de 2020 às 15:26

Unidades de saúde em Sorocaba recebem caixas de intubação Covid O equipamento serve para evitar a proliferação do coronavírus. Crédito da foto: Divulgação / Prefeitura de Sorocaba (27/5/2020)

Desde a última sexta-feira (22), todas as sete Unidades de Urgência e Emergência da rede pública municipal de Saúde estão equipadas com caixas de intubação Covid. Os equipamentos foram desenvolvidos e doados pela Facens, Centro Universitário de Sorocaba. O objetivo principal do recurso é proteger os médicos que precisam realizar a intubação em pacientes contaminados com a Covid-19.

De acordo com a Secretaria da Saúde (SES) da Prefeitura de Sorocaba, além das UPHs Norte, Leste e Oeste, a UPA Éden e os PAs Laranjeiras, São Guilherme e Brigadeiro Tobias, o Hospital de Campanha Douglas Barbosa de Medeiros, todos contam com uma caixa de intubação. O hospital Santa Casa, que possui leitos covid, também dispõe o recurso doado pela Facens.

A caixa de intubação é colocada em cima da cabeça do paciente por onde o médico insere as mãos e realiza a intubação, sem que precise tocar a pessoa, mantendo-se protegido das secreções comumente expelidas durante esse tipo de procedimento. A proteção é essencial para tratamento de pacientes infectados com a Covid-19, devido ao alto nível de contágio que o vírus apresenta.

O novo instrumento deve ser sempre utilizado em conjunto com as demais EPIs, como máscara, luva e escudo facial. Durante a intubação é comum o paciente tossir e engasgar, promovendo o efeito de aerossol. Essas gotículas expelidas expõem os médicos a alto risco de contágio pelo novo coronavírus. A EPI, usada principalmente dentro de centros cirúrgicos e UTIs, pode ser reutilizada após higienização.

A ideia do novo equipamento de proteção foi trazida à Facens pela Santa Casa de Sorocaba. O hospital entrou em contato com o Centro Universitário em busca de auxílio para o desenvolvimento de um protótipo. Um modelo com melhor ergonomia foi desenvolvido pela equipe do Fab Lab Facens e aprovado por profissionais de saúde da Santa Casa de Sorocaba, ICESP (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo) e Hospital Regional de Sorocaba. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)

[irp posts="255135" ]