Um dia na História

Um dia na História – Ministro visita Sorocaba para ouvir reivindicações

A manchete do Cruzeiro do Sul de 21 de agosto de 1960 destacou a visita do ministro do Trabalho a Sorocaba
Capa do Jornal Cruzeiro do Sul que circulou no dia 21 de agosto de 1960
Cruzeiro do Sul de 21/8/1960. (Crédito da foto: Reprodução)

 

A manchete do Cruzeiro do Sul de 21 de agosto de 1960 destacou a visita do ministro do Trabalho a Sorocaba. O jornal noticiou que o titular da pasta, João Baptista Ramos, estaria no município naquele mesmo dia, um domingo, para participar de diversos encontros. De acordo com a reportagem, ele teria reuniões com políticos e sindicalistas, além de receber a imprensa.

A programação divulgada pelo Cruzeiro do Sul informava que Ramos chegaria ao distrito de Brigadeiro Tobias às 10h30. A recepção contaria com a participação do prefeito — Artidoro Mascarenhas –, vereadores e líderes sindicais. Em seguida, a comitiva seguiria para Câmara Municipal, onde aconteceria uma sessão especial.

Ainda na sede do Legislativo, o ministro concederia entrevistas aos jornais e às emissoras de rádio da cidade. Esta parte da agenda, porém, seria fechada ao público.

Ministro atende sindicalistas

No entanto, conforme apurou o Cruzeiro do Sul, o principal compromisso de Ramos em Sorocaba seria com as lideranças sindicais. Para as 16h estava prevista a chegada do ministro à sede do Sindicato da Fiação e Tecelagem. Neste local, as representações das categorias profissionais locais tencionavam entregar as suas reivindicações.

Por fim, a agenda do titular do Ministério do Trabalho incluía uma mesa redonda sobre a Previdência Social. Dessa maneira, Ramos pretendia evitar críticas e reações negativas à nova legislação. Vale lembrar que o novo modelo previdenciário seria promulgado cinco dias depois pelo presidente Juscelino Kubitschek.

Leia mais  Aprovada em dois turnos, Reforma da Previdência chega ao Senado

 

Assine o Cruzeiro do Sul digital e tenha acesso a 116 anos de história de Sorocaba e região.

Comentários

CLASSICRUZEIRO