Buscar no Cruzeiro

Buscar

Último dia de comércio aberto tem ruas lotadas em Sorocaba

20 de Junho de 2020 às 14:03

Diversos consumidores passeavam pelas ruas centrais sem a máscara, ou utilizando de maneira não recomendada pelos especialistas. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (20/6/2020)

Assim como previu a Prefeitura Municipal de Sorocaba, depois de anunciar o fechamento das atividades econômicas a partir da próxima segunda-feira (22), por conta do avanço do novo coronavírus na cidade, os sorocabanos aproveitaram a amanhã deste sábado (20) para frequentar a região comercial do Centro em seu último dia de funcionamento. Consumidores chegaram a formar filas de espera para acessar o interior de alguns estabelecimentos.

A reportagem acompanhou o início das atividades na manhã de hoje. Em alguns pontos da região central havia congestionamento por conta do número de veículos. Agentes de tráfego da Urbes Trânsito e Transporte acompanhavam os locais para auxiliar na fluidez das vias.

Prenunciando o aumento no fluxo de consumidores, durante o anúncio da regressão à fase 1 do Plano São Paulo de Retomada Econômica, realizado na noite de sexta-feira (19), a Prefeita Jaqueline Coutinho (PSL) informou que a agentes do Poder executivo fiscalizariam o Centro. A chefe do Poder Executivo pediu que os munícipes tivessem “bom senso” e evitassem as aglomerações neste final de semana. “A gente conta com o bom senso e a responsabilidade de cada um. Até porque, ir ao comércio deveria ser um ato da população para adquirir apenas o essencial”, recomendou a prefeita na ocasião.

Consumidores formaram filas de espera para acessar alguns estabelecimentos. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (20/6/2020)

Conforme divulgado pela Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), a fiscalização atuou no local entre 9h e 10h30, e depois seguiu para zona norte. “A equipe retornou ao centro próximo ao horário de fechamento das lojas, para fiscalizar e orientar os comerciantes sobre o término do período permitido para o atendimento ao público. O balanço dos locais fiscalizado será fechado no início da próxima semana”, informou a pasta.

Apesar do decreto municipal que determina a obrigatoriedade do uso das máscaras de proteção em ambientes públicos, diversos consumidores passeavam pelas ruas centrais sem o item, ou utilizando o de maneira não recomendada pelos especialistas.

Aumento nas vendas

Às vésperas da paralisação das atividades econômicas na cidade pelo período de uma semana, os consumidores não perderam tempo e foram às compras. A diarista Maria Casimiro, 40, mora em Itu, Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), e veio à cidade neste sábado para adquirir utensílios domésticos. “Eu vim fazer essas compras aqui, mesmo lá estando aberto. Vou aproveitar que segunda -feira não vai ter mais nada. Porém tem que fechar mesmo”, recomendou a consumidora.

O gerente de uma loja de calçados do Boulevard Dr. Braguinha, Diego Fonseca, 25, contou que a expectativa para o sábado era de aumento nas vendas, que teriam caído cerca de 50% ao longo da semana. “O movimento será maior, já que vamos ter que fechar depois. As pessoas vão querer desfrutar desse último dia”, avaliou.

A partir de segunda-feira (22), o comércio não essencial (lojas de rua, galerias, shoppings, etc) voltará a ficar fechado, por um período de sete dias. As atividades religiosas também estarão suspensas. A decisão não afeta o comércio considerado essencial, como farmácias e supermercados. O Executivo avaliará na próxima sexta-feira (26) se mantem as atividades paralisadas ou retoma a normalidade. (Wesley Golsalves)

[irp posts="263324" ]

Galeria

Confira a galeria de fotos