Buscar no Cruzeiro

Buscar

UFSCar Sorocaba completa 15 anos de atuação na cidade

26 de Março de 2021 às 00:52

Crédito da foto: Luiz Setti

A UFSCar completou 15 anos do início de sua atuação na cidade de Sorocaba no dia 17 de março. As aulas tiveram início em 2006, provisoriamente, na Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) e na empresa NCH.

Em 2008, as atividades de ensino, pesquisa e extensão passaram a ser realizadas definitivamente na rodovia João Leme dos Santos. A UFSCar Sorocaba conta com 2.679 estudantes de graduação e 487 de pós-graduação.

Suspensão de impostos

O prefeito Rodrigo Manga anunciou, na manhã desta quinta-feira (25), que o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e a Taxa de Fiscalização Instalação e Funcionamento (TFIF) terão suas datas de vencimentos prorrogadas por 90 dias para os trabalhadores autônomos.

Manga disse que também tem intenção de estender a prorrogação para mais contribuintes, como, por exemplo, os proprietários de academias de ginástica e salões de beleza, enviando projeto à Câmara.

 

Sessão da Câmara

A Câmara de Sorocaba decidiu suspender a próxima sessão ordinária por conta da pandemia. Com isso, ficará fechada até o dia 4 de abril. As sessões ordinárias estavam sendo realizadas de forma virtual, e depois somente uma por semana. Nesse período, os servidores deverão trabalhar em sistema de home office.

Há dois casos sob suspeita, ambos de assessores legislativos. Em 2021, foram confirmados 17 casos no Legislativo, sendo um vereador e oito servidores. Desde março do ano passado, quando teve início a pandemia, a Casa de Leis já registrou 49 casos de Covid-19, sendo 10 vereadores.

 

Construtoras

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), já está recebendo a declaração de interesse de construtoras que desejam pleitear subsídios do programa Nossa Casa-Apoio, iniciativa do governo estadual.

O objetivo da Sehab é planejar e organizar os serviços, além de possibilitar o atendimento em futuros programas habitacionais para as famílias residentes na cidade, como o Casa Nova Sorocaba, programa habitacional lançado em fevereiro deste ano pelo prefeito Rodrigo Manga.

O público-alvo é de construtoras que possuem empreendimentos já edificados na cidade e em fase de venda, que se enquadrem, prioritariamente, no Grupo 2 do programa Casa Verde Amarela, do governo federal, voltado a famílias com faixa de renda entre R$ 2 mil e R$ 4 mil.

 

Vacinas para detentos

Por mais que o procedimento esteja previsto no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação e siga solicitação da Coordenadoria das Unidades Prisionais do Estado de São Paulo, além de ser feito para evitar perdas de vacinas -- devido aos frascos já abertos --, conforme explicado pela Prefeitura de Sorocaba, o deputado estadual Danilo Balas (PSL-SP) não concordou com a atitude da Secretaria Municipal da Saúde de vacinar presos da Penitenciária Danilo Pinheiro.

"Após receber denúncias sobre a vacinação de presidiários em Sorocaba, em detrimento de munícipes e de integrantes das Forças de Segurança, protocolei ofícios cobrando respostas oficiais da Prefeitura e da Penitenciária Danilo Pinheiro", disse Balas.