Buscar no Cruzeiro

Buscar

UBSs seguem vacinando contra febre amarela

16 de Junho de 2019 às 08:32

UBSs seguem vacinando contra febre amarela Cada unidade de saúde oferece a dose em dias e horários específicos. Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (24/2/2018)

A vacina que imuniza contra a febre amarela continua disponível nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para todos que queiram se vacinar. A oferta, entretanto, segue um calendários estratégico de dias e horários que, segundo a Secretaria da Saúde (SES), foi estabelecido para evitar desperdícios de doses. A grade completa pode ser consultada no site da Secretaria da Saúde.

A vacina aplicada em Sorocaba é a dose plena que tem validade para a vida toda. A iniciativa de intensificar a imunização da população segue orientação da Secretaria de Estado da Saúde, que tem como meta aumentar a cobertura vacinal em todo o território paulista.

Cuidados

A vacina contra a febre amarela está contraindicada para as gestantes, devido ao possível risco de infecção do feto pelo vírus vacinal, salvo em situações de alto risco de exposição. A vacinação em gestantes deverá ser analisada caso a caso, pelo médico que acompanha o pré-natal. A vacinação poderá ser considerada, por exemplo, para as gestantes que residem no sítio onde foi encontrado macaco morto com febre amarela.

As mães que estejam amamentando crianças com até seis meses de idade também não devem se vacinar, pelo risco de transmissão do vírus vacinal. Caso a vacinação seja imprescindível, a amamentação deverá ser suspensa por no mínimo 15 dias após a vacinação. A mãe deverá ser orientada sobre os procedimentos para extração e armazenamento do leite materno antes da vacinação para propiciar o aleitamento neste período.

Além das mulheres nessas condições, crianças menores de 9 meses, pessoas com câncer e indivíduos que passaram por transplante também não devem ser imunizados, assim como aqueles com história de uma ou mais das seguintes manifestações anafiláticas após ingestão de ovo: urticária, sibilos, laringoespasmo, edema de lábios, hipotensão, choque nas primeiras duas horas. Todas as pessoas que apresentam qualquer deficiência no sistema imune devem consultar um médico antes de se vacinar. (Da Redação, com informações de Secom Sorocaba)