Buscar no Cruzeiro

Buscar

UBSs de Sorocaba realizam ações do Outubro Rosa neste sábado

24 de Outubro de 2020 às 00:01

UBSs realizam ações do Outubro Rosa hoje Palestra orientativa e exames estão na programação da UBS Cerrado. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (30/1/2017)

Onze Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas hoje (24) dando continuidade à programação do Outubro Rosa. Serão realizadas diversas atividades com o foco na promoção da saúde da mulher.

A campanha do Outubro Rosa tem como objetivo principal alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dos cânceres de mama e colo do útero.

Participam UBS Angélica, UBS Paineiras, UBS Laranjeiras, UBS Cerrado, UBS Barão, UBS Ulisses, UBS Fiori, UBS Nova Esperança, UBS Wanel Ville, UBS Habiteto e UBS Aparecidinha.

Entre outras atividades, na UBS Angélica, por exemplo, haverá ação educativa sobre “Benefícios da atividade física na prevenção e no tratamento ao câncer”, coleta de prevenção de papanicolau agendados e livre demanda, auriculoterapia e bioalinhamento.

Na UBS Paineiras, abordagem sobre neoplasias (câncer de mama e colo de útero); orientações sobre autoexame das mamas; informações sobre ISTs; aplicação de teste rápido (ISTs) e coleta de papanicolau.

Na UBS Laranjeiras, coleta de papanicolau; orientação sobre saúde oral; solicitação de mamografia; ação nas casas com orientações sobre a prevenção do câncer; violência doméstica e ações infantis. Na UBS Cerrado, palestras sobre detecção precoce dos cânceres de mama e colo. Na UBS Barão, coleta de papanicolau e requisição de mamografia; planejamento familiar; teste rápido para ISTs; ventosaterapia; alongamento e dança; bazar; rodas de conversa e dia da beleza. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)